Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem, desde 2008, desenvolvendo trabalhos nas diversas licenciaturas. Com a experiência proporcionada, foi possível observar que embora muitos professores se esforcem e expliquem bem os conteúdos, as aulas tradicionais vêm demonstrando insuficiência no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Os alunos convivem com os mais variados recursos tecnológicos e o sistema quadro-giz parece pouco atrativo. Esta problemática foi bastante evidenciada ao trabalharmos equações do segundo grau com estudantes do 9º ano. Os alunos não se entusiasmam com o conteúdo, sequer fixam a fórmula resolvente. Uma paródia é a recriação de uma obra, seja ela um filme, uma música, um poema, dentre outros. Observando que muitos alunos da escola gostam de música e lendo trabalhos a respeito, foi possível identificar na música, mas especificamente no método de parodiar, uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O presente trabalho visa apresentar resultados de uma atividade aplicada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola Alice Loureiro. O objetivo da atividade é motivar os alunos a se interessarem mais pelas aulas de matemática e reforçar o conteúdo de equações do segundo grau. É importante aqui destacar a palavra reforçar, porque o processo de ensino e aprendizado de qualquer conteúdo não pode se resumir ao trabalho com a música ou qualquer outro recurso didático. O lúdico vem complementar e não se deve destinar a ele toda a responsabilidade de um processo que requer também um lado teórico e o desenvolvimento de variados exercícios e atividades. Para implantação do método em questão, a primeira parte da ação foi aplicar um questionário aos alunos, a fim de explorar suas preferências musicais. Foi solicitado a eles que selecionassem um dentre os estilos musicais: Axé, Country, Forró, Funk, MPB, Pagode, Pop-Rock, Rock, Rap, Reggae, Samba, Sertanejo. Escolhido o gênero musical, passou-se a escolha da música a ser parodiada. Foi pedido aos alunos que sugerissem canções variadas dentro daquele gênero para, posteriormente, fazer-se a votação e escolher, dentre as sugeridas, a canção. A etapa seguinte seria a composição da letra musical. Ela seria escrita em grupo, nos horários dos atendimentos. Contudo, os alunos deveriam, individualmente, tentar escrever alguns versos em casa, para no momento em grupo, haver a discussão e junção das ideias. Os resultados previstos baseiam-se na aceitação da maioria dos alunos pelo método adotado, promovendo envolvimento com a atividade e, consequentemente, com o conteúdo matemático trabalhado. A atividade apresentada vislumbra não somente o despertar de interesses nos alunos envolvidos, mas também reflexões para todos os professores e alunos, mostrando que são necessários novos recursos, novas atitudes, mais criatividade, mais dinamismo para a promoção de melhores resultados na prática pedagógica |