Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 770

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luan Martins de Oliveira
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Edicarlos Vander Medina Vasconcelos, Ilmar Resende de Oliveira, Letícia Alves da Silva, Nilson Araujo da Silva
Título Paródias: Uma Ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem, desde 2008, desenvolvendo trabalhos nas diversas licenciaturas. Com a experiência proporcionada, foi possível observar que embora muitos professores se esforcem e expliquem bem os conteúdos, as aulas tradicionais vêm demonstrando insuficiência no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Os alunos convivem com os mais variados recursos tecnológicos e o sistema quadro-giz parece pouco atrativo. Esta problemática foi bastante evidenciada ao trabalharmos equações do segundo grau com estudantes do 9º ano. Os alunos não se entusiasmam com o conteúdo, sequer fixam a fórmula resolvente. Uma paródia é a recriação de uma obra, seja ela um filme, uma música, um poema, dentre outros. Observando que muitos alunos da escola gostam de música e lendo trabalhos a respeito, foi possível identificar na música, mas especificamente no método de parodiar, uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O presente trabalho visa apresentar resultados de uma atividade aplicada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola Alice Loureiro. O objetivo da atividade é motivar os alunos a se interessarem mais pelas aulas de matemática e reforçar o conteúdo de equações do segundo grau. É importante aqui destacar a palavra reforçar, porque o processo de ensino e aprendizado de qualquer conteúdo não pode se resumir ao trabalho com a música ou qualquer outro recurso didático. O lúdico vem complementar e não se deve destinar a ele toda a responsabilidade de um processo que requer também um lado teórico e o desenvolvimento de variados exercícios e atividades. Para implantação do método em questão, a primeira parte da ação foi aplicar um questionário aos alunos, a fim de explorar suas preferências musicais. Foi solicitado a eles que selecionassem um dentre os estilos musicais: Axé, Country, Forró, Funk, MPB, Pagode, Pop-Rock, Rock, Rap, Reggae, Samba, Sertanejo. Escolhido o gênero musical, passou-se a escolha da música a ser parodiada. Foi pedido aos alunos que sugerissem canções variadas dentro daquele gênero para, posteriormente, fazer-se a votação e escolher, dentre as sugeridas, a canção. A etapa seguinte seria a composição da letra musical. Ela seria escrita em grupo, nos horários dos atendimentos. Contudo, os alunos deveriam, individualmente, tentar escrever alguns versos em casa, para no momento em grupo, haver a discussão e junção das ideias. Os resultados previstos baseiam-se na aceitação da maioria dos alunos pelo método adotado, promovendo envolvimento com a atividade e, consequentemente, com o conteúdo matemático trabalhado. A atividade apresentada vislumbra não somente o despertar de interesses nos alunos envolvidos, mas também reflexões para todos os professores e alunos, mostrando que são necessários novos recursos, novas atitudes, mais criatividade, mais dinamismo para a promoção de melhores resultados na prática pedagógica
Palavras-chave Paródias Musicais, Estratégias didáticas, Ensino da matemática.
Forma de apresentação..... Painel
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