Resumo |
Este trabalho de extensão é de caráter educacional, por estar inserido em contexto de ensino regular (Escola Municipal Padre Francisco José da Silva) e complementar (APOV), e de caráter social, por trabalhar com crianças residentes em bairro de periferia, buscando promover o ensino de línguas estrangeiras. Uma das primeiras propostas deste projeto é apresentar a diversidade de línguas estrangeiras faladas nos Hemisférios Sul e Norte, destacando aspectos culturais e identitários de diferentes povos. As atividades desenvolvidas com as crianças para o aprendizado de língua inglesa (LI) estão sendo balizadas nos três fatores apontados pelos PCNs que orientam a inclusão de uma LE na escola: fatores relativos à história, às comunidades locais e à tradição. O projeto tem obedecido aos objetivos previamente estabelecidos, tendo acontecido duas das quatro oficinas propostas. Na primeira foram realizadas atividades em relação a vários países de línguas estrangeiras, objetivando mostrar aos alunos visões de outras culturas e línguas. A oficina contou com atividades de aulas expositivas, com apresentação de imagens e rodas de conversa. Foram apresentados aspectos culturais relativos à alimentação, moradia, educação de crianças e jovens, de diversos países dos cinco continentes, sendo a seleção desses países orientada pelo conhecimento e pelo interesse dos alunos. Iniciou-se, também, a reflexão sobre a própria realidade buscando diminuir a barreira entre as nacionalidades abordadas e as crianças participantes do projeto, destacando a noção de identidade nacional. Na segunda oficina, os alunos destacaram alguns países que tem como língua oficial a LI (Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, Inglaterra). As atividades foram realizadas segundo os interesses dos alunos em relação ao aprendizado da LI. Os alunos queriam saber sobre maneiras de se cumprimentar e saber falar de si em um primeiro encontro com falantes de língua inglesa; saber dizer sobre família e expressar as coisas de sua preferência. Buscamos inserir nessas atividades um cunho social, adequando o ensino da língua à realidade vivida pelos alunos e, assim, obtendo também um norteamento para as próximas oficinas. O impacto social gerado vem em torno da busca por parte dos idealizadores do projeto por uma forma de, através do ensino da língua inglesa, ajudar aos alunos de realidade econômica vulnerável a ampliarem sua perspectiva de mundo, conhecendo e sabendo dizer de sua nacionalidade, sabendo dizer, também, de outras. Com relação à experiência da bolsista, é possível constatar a construção de uma nova visão em relação a oportunidades educacionais em comunidades carentes, percebendo a necessidade da realização de projetos nesses locais, para contribuir no auxílio educacional e, consequentemente, promocional daquelas crianças. O próximo período será dedicado a estreitar a parceria do trabalho desenvolvido neste projeto com a escola do bairro. |