Resumo |
O desenvolvimento de novas técnicas em robótica é hoje uma necessidade real, visto que em nossa sociedade inúmeras tarefas são realizadas por máquinas. Uma forma estimulante para a elaboração de novos métodos nesta área pode ser realizada através de futebol de robôs. Atualmente, existem várias categorias de equipes de futebol de robôs, sendo uma delas a Small Size League (SSL). Nessa categoria, os robôs são guiados de forma autônoma, ou seja, sem intervenção humana durante uma partida. Eles são controlados por um sistema centralizado (computador executando as estratégias pré-programadas). Para melhor visualização dos jogadores durante uma partida, a plotagem e a análise estatística do que ocorre em campo é de grande valia. Entretanto, às vezes não é possível de ser realizado com eficiência por um único computador que recebe os dados dos robôs e os controla, devido ao alto nível de processamento que essas aplicações demandariam. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma capaz de distribuir essas tarefas entre vários computadores. A metodologia estudada consiste no compartilhamento dos dados da partida, possibilitando o processamento dos dados em diferentes máquinas. Para se alcançar este objetivo, aplicou-se técnicas na área de transmissão de dados, com destaque ao Protocolo de Datagrama do Usuário (UDP), e definiu-se a melhor forma de estruturação da rede de computadores. Por fim, foi desenvolvida a Interface Gráfica de Comunicação, que permitiu o compartilhamento dos dados e a execução mútua das tarefas de controle, plotagem da partida e visualização de estatísticas. O resultado final desse projeto consiste, portanto, em uma estrutura de transmissão de dados via comunicação UDP a ser integrada e utilizada pela Equipe BDP de futebol de robôs da UFV. Pelos resultados obtidos, foi possível concluir que os objetivos do projeto de pesquisa foram cumpridos. Vale mencionar que a solução apresentada para o problema do processamento de dados pode ser extrapolada a outras áreas onde o compartilhamento de dados por múltiplos computadores se faz necessário. |