Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 758

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Jéssika Faêda de Freitas
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros Augusto Theodoro de Carvalho, Claudineia Rosa da Silva Oliveira, Daniele Cristina Rezende, Mayara Priscila de Faria, Rayane Cristian Ferreira Silva, SUKARNO OLAVO FERREIRA, VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título O projeto Jovem Cientista e o ensino de Química e Física junto a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Viçosa
Resumo O projeto Jovem Cientista visa principalmente o desenvolvimento das habilidades investigativas dos estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental (EF) e a Popularização da Ciência. Estagiam no Projeto estudantes de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas, que encontram nestas atividades oportunidade de praticar o ato de lecionar e também de exercitar o planejamento de atividades educacionais motivadoras e inovadoras. Neste trabalho, descrevemos a proposta desenvolvida em 2013 para o 9o ano do EF. As aulas foram preparadas pelos licenciandos. Depois de revisadas pela coordenadora do Projeto as atividades propostas foram ministradas em aulas de uma hora semanais para turmas fixas de até dez alunos, durante o ano letivo, no Espaço Ciência em Ação (Vila Giannetti). Os principais temas abordados em 2013 foram: Densidade, substâncias, misturas homogêneas e heterogêneas; Separação de misturas; Transformações químicas e físicas; Pressão; Reações químicas; Modelos atômicos; Distribuição eletrônica de átomos neutros e de íons; Elementos químicos e tabela periódica; Ligações Iônicas e covalentes; Movimento uniforme e uniformemente variado; Aceleração e queda livre; Inércia, 1º Lei de Newton; Atrito; 3º Lei de Newton; Condutores e isolantes térmicos; Eletrização; Pilhas e baterias; Magnetismo. Para esses temas foram preparadas atividades relacionadas ao cotidiano e foram produzidos materiais paradidáticos adequados à faixa etária. Alguns exemplos de atividades: Cromatografia em papel para separação de corantes alimentícios; Identificação de Vitamina C em medicamentos; Construção de pilhas e baterias com materiais do cotidiano; Modelos moleculares com miçangas e a conservação da matéria em reações químicas. Foram atendidos 150 alunos de 5 Escolas Estaduais e 3 Municipais. A sequência das aulas foi adaptada para cada turma, de forma que se seguisse a sequência do livro didático de cada escola. Além das aulas, os licenciandos fizeram a divulgação nas escolas, coletaram inscrições, organizaram turmas e horários, jogos educativos, prepararam e aplicaram questionários avaliativos. Ao final de cada bimestre, as escolas foram visitadas para um diálogo de acompanhamento junto aos professores de Ciências e coleta de notas. As notas bimestrais dos participantes são analisadas estatisticamente e comparadas com as médias dos não participantes. Além disso, os estagiários observam o envolvimento dos alunos com as atividades para avaliação qualitativa da proposta. Na maioria dos casos, observa-se uma crescente melhora na capacidade de observação e descrição de fenômenos e na clareza das explicações. Através dos questionários também se verificou que os estudantes apreciam as atividades realizadas. Conclui-se que os objetivos estão sendo alcançados, com o desenvolvimento do gosto dos adolescentes pela ciência e melhora da aprendizagem de Química e Física.
Palavras-chave Jovem Cientista, Popularização da Ciência, Física e Química
Forma de apresentação..... Painel
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