Resumo |
O projeto Sala Mendeleev consiste em uma exposição permanente e interativa sobre a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, no Espaço Ciência em Ação (Vila Giannetti, 23F). Os visitantes têm acesso gratuito a uma Tabela Periódica gigante contendo amostras de todos os elementos estáveis, além de objetos de aplicações cotidianas e minerais fontes. Há também uma mini tabela, com amostras em pequenos potes de vidro que podem ser manuseados. Além disso, há uma apresentação audio-visual sobre a vida de Dmitri Ivanovich Mendeleev (criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos) e a demonstração de experimentos que ilustram e comprovam propriedades periódicas discutidas nas demais apresentações, tais como: produção e reatividade de halogênios, comparação da reatividade de metais alcalinos e alcalinos terrosos, semelhanças e diferenças nas propriedades químicas de metais de transição e representativos, produção e reatividade de alguns gases. Alguns experimentos são apresentados concomitantemente com slides em multimídia. Do mês de fevereiro ao mês de julho de 2013, a exposição recebeu cerca de 1400 visitantes, em sua maioria alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental. Grande parte desses alunos são de escolas municipais e estaduais de Viçosa e região, mas houve também visitas oriundas de outras cidades e estados. Também houve visitas de estudantes universitários, professores e de membros da comunidade não ligados ao meio escolar ou acadêmico. As apresentações têm por finalidade trazer a Ciência e a Química para a realidade cotidiana dos visitantes, contribuindo assim para um aprendizado mais sólido e prazeroso. Após participar de quatro diferentes atividades interativas (à escolha do grupo de visitantes por ocasião do agendamento), coletam-se opiniões e sugestões para avaliação da exposição. As observações são positivas e muitos afirmam que passaram a se interessar mais por química após a visita. Escolas que visitaram a Sala Mendeleev em anos anteriores têm retornado com novas turmas. As apresentações são feitas por estudantes dos cursos de Química e de Engenharia Química. Os estudos semanais e a participação nas apresentações para o público ampliam sua aprendizagem em Química e em metodologias para a Popularização da Ciência. Assim, considera-se a relevância deste projeto tanto para a melhoria da aprendizagem de Química no ensino básico e superior (considerando-se os visitantes), quanto para a formação dos universitários para a Popularização da Ciência. |