Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 756

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marina Victal Faria
Orientador MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA
Outros membros MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Título Sala Mendeleev
Resumo O projeto Sala Mendeleev consiste em uma exposição permanente e interativa sobre a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, no Espaço Ciência em Ação (Vila Giannetti, 23F). Os visitantes têm acesso gratuito a uma Tabela Periódica gigante contendo amostras de todos os elementos estáveis, além de objetos de aplicações cotidianas e minerais fontes. Há também uma mini tabela, com amostras em pequenos potes de vidro que podem ser manuseados. Além disso, há uma apresentação audio-visual sobre a vida de Dmitri Ivanovich Mendeleev (criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos) e a demonstração de experimentos que ilustram e comprovam propriedades periódicas discutidas nas demais apresentações, tais como: produção e reatividade de halogênios, comparação da reatividade de metais alcalinos e alcalinos terrosos, semelhanças e diferenças nas propriedades químicas de metais de transição e representativos, produção e reatividade de alguns gases. Alguns experimentos são apresentados concomitantemente com slides em multimídia. Do mês de fevereiro ao mês de julho de 2013, a exposição recebeu cerca de 1400 visitantes, em sua maioria alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental. Grande parte desses alunos são de escolas municipais e estaduais de Viçosa e região, mas houve também visitas oriundas de outras cidades e estados. Também houve visitas de estudantes universitários, professores e de membros da comunidade não ligados ao meio escolar ou acadêmico. As apresentações têm por finalidade trazer a Ciência e a Química para a realidade cotidiana dos visitantes, contribuindo assim para um aprendizado mais sólido e prazeroso. Após participar de quatro diferentes atividades interativas (à escolha do grupo de visitantes por ocasião do agendamento), coletam-se opiniões e sugestões para avaliação da exposição. As observações são positivas e muitos afirmam que passaram a se interessar mais por química após a visita. Escolas que visitaram a Sala Mendeleev em anos anteriores têm retornado com novas turmas. As apresentações são feitas por estudantes dos cursos de Química e de Engenharia Química. Os estudos semanais e a participação nas apresentações para o público ampliam sua aprendizagem em Química e em metodologias para a Popularização da Ciência. Assim, considera-se a relevância deste projeto tanto para a melhoria da aprendizagem de Química no ensino básico e superior (considerando-se os visitantes), quanto para a formação dos universitários para a Popularização da Ciência.
Palavras-chave quimica, tabela periódica, Mendeleev
Forma de apresentação..... Painel
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