Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 752

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Emilia Targa Nunes Galvão
Orientador ANDRE GOMES TORRES
Título Desenvolvimento de uma Interface Eletrônica para Controle de Processos Térmicos Utilizando CLP’s da SMAR
Resumo O controle de processos é a base fundamental da automação industrial, sendo também uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento da ciência. Desde o processo mais simples até os processos de produção contínua, como em uma planta petroquímica, são analisados e desenvolvidos através dos elementos de controle. Atualmente, o equipamento industrial mais indicado para este fim é o Controlador Lógico Programável, ferramenta indispensável nas linhas de produção das fábricas para facilitar o controle de um determinado processo. A importância de se supervisionar sistemas reais se dá no âmbito de que as variáveis obtidas podem ser usadas para proporcionar um melhor conhecimento sobre tal sistema. Os programas de supervisão do ambiente industrial possuem blocos de funções limitados, onde o principal objetivo destes é atender aos consumidores com simplicidade e confiabilidade. Em um sistema controlado, desejamos manter uma grandeza (temperatura, nível, pressão, vazão, velocidade, posição, etc.) em um determinado valor.
Com base nessas informações, o controlador compara o valor desejado (SP) com o valor do processo (PV) e determina, com base no algoritmo de controle, o valor de correção na saída para que o valor do processo se aproxime do valor desejado (SP).
Este projeto tem como objetivo confeccionar e implementar um sistema de controle térmico constituído por uma estufa,sinais de sensores de temperatura, uma placa condicionadora de sinais, uma placa geradora de sinal de onda triangular e PWM (Pulse Width Modulation), sendo este sistema controlado por PLCs da SMAR. Para este fim, também se faz necessário a adaptação de sinais de medição e desenvolvimento de interfaces para o auxílio dos processos, através de simulações com a utilização de softwares específicos, testes de campo e confecção de circuitos impressos em placa.
Além disso, é possível adquirir conhecimentos de diferentes áreas, em especial as de eletrônica de potência, automação, controle de processos, dentre outras.
Palavras-chave Controle de Temperatura, Controle de Processos, Automação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.