Outros membros |
Alexandre Gomes Ferraz, Ana Paula Mendes Teixeira, Felipe Lages d'Aragona, Frederico Pozenato Moreira de Oliveira, João Paulo Silva Ladeira, Jose Henrique Pereira Nunes Caixeta, Pedro Estevam, Ricardo Fernandes Pena |
Resumo |
A interação homem e meio ambiente ultrapassou a simples questão de sobrevivência. No correr dos séculos, para manter a sociedade humana em movimento e atender suas necessidades, foi-se desenhando uma equação desbalanceada: retirar, usufruir e descartar. Ao contrário de outros seres vivos que, para sobreviverem, estabelecem naturalmente limites de crescimento e consequentemente o equilíbrio com os outros seres vivos e outras espécies que sobrevivem no mesmo local, a espécie humana tem dificuldades em estabelecer limites de crescimento, assim como relacionar-se com as outras espécies e com o planeta. Fica clara a importância de sensibilizar a sociedade sobre a importância de agir de modo consciente e responsável, preservando assim o ambiente saudável no presente e futuro. O projeto VIVA (Viva, Integre e Valorize o ambiente) foi criado através da UFV Jr. Florestal a fim de promover, através de aulas lecionadas para crianças, o espírito de coletividade, agregando a estas, valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Entendendo-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiental, as aulas consistiam nos principais temas: a importância do meio ambiente, consumo e desperdício de água, reutilização e reciclagem de lixo. Prezando a educação ambiental, levar ate as escolas um planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável foi fundamental para criar nas crianças uma visão integrada do mundo com a temática ambiental. Com os temas abordados em sala de aula, as crianças adquiriam a consciência que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como um processo vital. A metodologia teórica e prática do projeto ocorreram por intermédio do estudo de temas geradores da educação ambiental, englobando aulas críticas, oficinas e uma ida a campo, na Estação de Pesquisas, treinamento e educação ambiental (EPTEA) da Mata do Paraíso. Esta experiência de campo ofereceu as crianças uma tarde fora do ambiente escolar, onde tiveram a oportunidade de estar perto da natureza, estando rodeadas da fauna e da flora, além de criar uma visão mais critica para avaliar os prejuízos dos problemas ambientais. Ao final do projeto, o aluno reconheceu a importância do ambiente, tornando um cidadão mais sensibilizado, tendo uma nova visão sobre sua responsabilidade ambiental. |