Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 750

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniella Flávia Said Heid Schettini Silva
Orientador JOSE DE CASTRO SILVA
Outros membros Alexandre Gomes Ferraz, Ana Paula Mendes Teixeira, Felipe Lages d'Aragona, Frederico Pozenato Moreira de Oliveira, João Paulo Silva Ladeira, Jose Henrique Pereira Nunes Caixeta, Pedro Estevam, Ricardo Fernandes Pena
Título Educação ambiental para crianças
Resumo A interação homem e meio ambiente ultrapassou a simples questão de sobrevivência. No correr dos séculos, para manter a sociedade humana em movimento e atender suas necessidades, foi-se desenhando uma equação desbalanceada: retirar, usufruir e descartar. Ao contrário de outros seres vivos que, para sobreviverem, estabelecem naturalmente limites de crescimento e consequentemente o equilíbrio com os outros seres vivos e outras espécies que sobrevivem no mesmo local, a espécie humana tem dificuldades em estabelecer limites de crescimento, assim como relacionar-se com as outras espécies e com o planeta. Fica clara a importância de sensibilizar a sociedade sobre a importância de agir de modo consciente e responsável, preservando assim o ambiente saudável no presente e futuro. O projeto VIVA (Viva, Integre e Valorize o ambiente) foi criado através da UFV Jr. Florestal a fim de promover, através de aulas lecionadas para crianças, o espírito de coletividade, agregando a estas, valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Entendendo-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiental, as aulas consistiam nos principais temas: a importância do meio ambiente, consumo e desperdício de água, reutilização e reciclagem de lixo. Prezando a educação ambiental, levar ate as escolas um planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável foi fundamental para criar nas crianças uma visão integrada do mundo com a temática ambiental. Com os temas abordados em sala de aula, as crianças adquiriam a consciência que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como um processo vital. A metodologia teórica e prática do projeto ocorreram por intermédio do estudo de temas geradores da educação ambiental, englobando aulas críticas, oficinas e uma ida a campo, na Estação de Pesquisas, treinamento e educação ambiental (EPTEA) da Mata do Paraíso. Esta experiência de campo ofereceu as crianças uma tarde fora do ambiente escolar, onde tiveram a oportunidade de estar perto da natureza, estando rodeadas da fauna e da flora, além de criar uma visão mais critica para avaliar os prejuízos dos problemas ambientais. Ao final do projeto, o aluno reconheceu a importância do ambiente, tornando um cidadão mais sensibilizado, tendo uma nova visão sobre sua responsabilidade ambiental.
Palavras-chave Projeto VIVA, Meio Ambiente, Conservação
Forma de apresentação..... Painel
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