Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 74

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Envelhecimento e qualidade de vida
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Núbia Cristina de Freitas
Orientador SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA
Outros membros Alessandra Vieira de Almeida, Emília Pio da Silva, Estela da Silva Fonseca
Título Envelhecimento e Alfabetização: Uma abordagem a partir dos dados do Censo Demográfico 2010
Resumo Os resultados do Censo Demográfico 2010 evidenciaram a tendência de envelhecimento da população brasileira. O aumento da proporção de pessoas com 60 anos ou mais alerta para um importante problema social que é o baixo nível educacional desta população. O baixo nível educacional dos idosos pode ser explicado pela falta de oportunidades de frequentar a escola na etapa de vida considerada oportuna e esperada. Além disso, a educação básica sempre foi enfatizada na faixa etária entre sete e quatorze anos e pouca atenção foi dada ao ensino básico fora dessa faixa etária, sendo assim, após tal idade fica difícil aos adultos/idosos reverterem sua condição de analfabetos. A partir dessa problemática, este estudo teve como objetivo discutir as questões ligadas à educação de pessoas com 60 anos ou mais, a partir de informações obtidas no censo demográfico 2010. O estudo trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo e natureza qualitativa. Os dados utilizados na pesquisa foram provenientes dos resultados preliminares do Universo do Censo Demográfico 2010. Foram analisados os dados referentes à alfabetização da população com 60 anos ou mais. Os dados das tabelas do IBGE foram inicialmente digitalizados em planilha eletrônica Excel, posteriormente analisados de acordo com as variáveis do programa. Os resultados gerais foram expressos em porcentagem e apresentados em gráficos e tabela. Os resultados evidenciaram que do total da população brasileira alfabetizada, 10,18% corresponde a mulheres idosas e 8,97% aos homens, 60% dos idosos alfabetizados afirmaram ser brancos. A maior parte dos idosos alfabetizados residiam na zona urbana, sendo as mulheres mais alfabetizadas do que os homens. O analfabetismo no Brasil também se relaciona com as desigualdades regionais; uma vez que, mais da metade das pessoas alfabetizadas com 60 anos ou mais (52,19%) encontram-se na região sudeste. Em seguida, têm as regiões nordeste e sul com 19,08% e 18,12% respectivamente. Já o norte (4,60%) e centro-oeste (5,99%) registraram as menores porcentagens de pessoas com 60 anos ou mais, alfabetizadas. A relação entre renda per capta e alfabetização evidenciou que a maior parte dos idosos pensionistas alfabetizados residem na região sudeste (60,77%); a região nordeste concentra 16,32% dos idosos, sul 10,63%, norte 5,94% e centro-oeste 5,82%. Diante disso, torna-se relevante destacar que a renda do idoso tem uma relação direta com a região que ele vive assim como a educação. A realidade tem nos mostrado que a educação de idosos no Brasil não é uma prioridade, fala-se de políticas educacionais para a criança, jovens e adultos, não situando esta categoria emergente que é o idoso dentro das mesmas.
Palavras-chave Idoso, Alfabetização, Políticas Públicas
Forma de apresentação..... Oral
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