Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 735

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcilene Trevenzoli
Orientador JOZIANE FERRAZ DE ASSIS
Outros membros Daniela Márcia de Souza, Eulálio Marques Borges, Natália Gomes Sousa
Título O diálogo cultural nos livros didáticos de espanhol: uma presença marcante?
Resumo Neste trabalho, apresentamos os resultados finais da pesquisa "O diálogo cultural nos livros didáticos de espanhol:uma presença marcante?" realizada na Universidade Federal de Viçosa-MG, por alunos da graduação coordenados pela professora Joziane Ferraz de Assis. A pesquisa está inserida no âmbito da Linguística Aplicada e se relaciona aos debates sobre o ensino de espanhol no Brasil, que passaram a ter maior visibilidade nos últimos anos. Este trabalho teve como objetivo descobrir se os livros didáticos mais utilizados na primeira série do ensino médio das escolas de Minas Gerais contemplam a abordagem intercultural, considerada por nós como uma proposta coerente com a formação cidadã a que visa o ensino médio. Para a construção da base teórica de nossa pesquisa, utilizamos os estudos sobre abordagem intercultural, livro didático e ensino e aprendizagem de espanhol para brasileiros. A pesquisa é qualitativa,de caráter documental e descritivo. Para sua realização, foram feitos encontros semanais de estudos sobre cultura e interculturalidade. Posteriormente, passamos para a fase de análise dos livros em cinco categorias, a saber, concepção de língua, concepção do sujeito (s) nativo (s) da língua espanhola, concepção do aprendiz brasileiro de espanhol, concepção das diferenças culturais e presença ou não de diálogo cultural entre os universos hispânico e brasileiro. Levando-se em conta que este trabalho traz resultados conclusivos de nossa pesquisa,apresentaremos considerações quanto à pergunta inicial: "O diálogo cultural nos livros didáticos de espanhol:uma presença marcante?". Após as análises descritivas dos dados brutos encontrados nos três livros investigados, foi possível responder a pergunta-título. O diálogo cultural não tem presença marcante nos livros didáticos de espanhol para brasileiros. Ainda que contemplem, de uma forma ou de outra, discretamente ou abundantemente, a pluralidade linguístico-cultural do mundo hispânico, os manuais não promovem o diálogo entre a língua-cultura que se estuda e a língua-cultura materna.Concluímos, portanto, que os livros didáticos de espanhol para brasileiros se encontram muito marcados pelo tradicionalismo do ensino de línguas, com a preocupação excessiva no trabalho sistemático da língua. A baixa frequência de relações e comparações entre o mundo do aluno, suas identidades brasileiras, e o mundo do outro, do falante de espanhol, distanciam os manuais do diálogo cultural, indicando-nos que muito ainda precisa ser feito para promover esse encontro em nossas salas de aula.
Palavras-chave Interculturalidade, livro didático, espanhol.
Forma de apresentação..... Painel
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