Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 733

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Aline de Oliveira Martins
Orientador EDGAR PEREIRA COELHO
Outros membros Kíria Lúcia de Carvalho, Maria Aparecida Ferreira Fontes, Mariza Aparecida Alves Macêdo
Título Projeto "Confeccionando o Pinóquio" - promovendo a interação família/escola e incentivando a leitura
Resumo O presente trabalho tem o objetivo de relatar os resultados obtidos durante o desenvolvimento do projeto “Confeccionando O Pinóquio”. Surgiu a partir de um projeto de leitura criado por mim Aline de Oliveira Martins, em parceria com a professora Cida Fontes, em uma escola da rede Pública em Viçosa-MG, durante o primeiro semestre de 2013. O projeto visa atender crianças de seis e sete anos de idade. Com base em observações detectamos a falta de interação família e aluno, principalmente nas atividades escolares do dia a dia. Seu objetivo principal é promover a interação de pais e filhos junto à vida escolar e fomentar a leitura em continua frequência. Para Paulo Freire (1989) a leitura do mundo antecede a leitura da palavra, pois aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, envolver o seu contexto, não em uma atitude mecânica de palavras, mas numa inclusão eficaz da realidade. Para Freire o pior analfabeto não é o que não sabe ler, mas o analfabeto político, que não faz uma leitura adequada de mundo. A expectativa é que por meio deste estimulo os pais se envolvam nas atividades com os filhos e tenham a oportunidade de estar contando outras histórias de seus antepassados, promovendo um resgate cultural, assim haverá uma maior possibilidade de despertar na criança a curiosidade sobre outros contos, o que contribui para o seu desenvolvimento intelectual e fortalece sua capacidade criativa. O trabalho foi desenvolvido de acordo com a realidade de cada aluno, sua cultura e ambiente vivencial. A cada quatro dias uma criança levava uma pasta contendo o livro “O Pinóquio” ao chegar em casa solicitava que seus pais contassem a história para eles e juntos confeccionavam um Pinóquio. Para tal utilizaram da criatividade de cada um e com a ajuda das famílias. O material construído em casa deveria retornar para a Escola. Em sala de aula a criança tinha a tarefa de falar da parte que mais gostou da história e apresentar sua obra de arte aos seus colegas. Houve uma continuação de interpretação textual com varias atividades direcionadas pelas professoras, (artes, raciocínio lógico, interpretação textual). As obras de artes foram expostas em uma feira na atual Escola, comemorando a semana da família. Todos os pais foram convidados para uma efetiva participação. A proposta alcançou seus objetivos esperados, os pais mostraram-se super empenhados, houve uma maior participação da família junto à escola. Os alunos passaram a trazer espontaneamente histórias de casa para serem recitadas a todos os colegas. A partir daí ficou perceptível a melhora na escrita e avanço nas leituras. O que atingiu também a outras series do ensino fundamental, que seguiram como exemplo o primeiro ano do Ensino Fundamental. Esse projeto enriqueceu minha bagagem de conhecimentos para as práticas pedagógicas, e nos orientou para criar metodologias participativas a partir da realidade do aluno. Ficou claro também que Extensão, Ensino e Pesquisa estão entrelaçados.
Palavras-chave INFÂNCIA, LEITURA, FAMÍLIA E ESCOLA
Forma de apresentação..... Painel
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