Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 732

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marisa Medina dos Santos Lima
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Thatianne Ferreira Silva
Título A Contribuição do Lúdico na Prática Pedagógica: Espaço para Exteriorizar os Sentimentos e Favorecer a Aprendizagem
Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência escolar desenvolvida numa escola pública de Viçosa/MG, tendo por referência a ludicidade, concebida como uma necessidade do ser humano em qualquer idade. Inserimos o lúdico em nossa prática pedagógica, no intuito de oferecer meios para as crianças expressarem seus sentimentos e favorecer a sua aprendizagem. Acreditamos que por meio da brincadeira é possível observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento dos alunos, tendo em vista capacidades sociais, linguísticas e emocionais. De acordo com Pinto (2010, p. 42-43) “[...] As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor, para a criatividade e para a preparação para a criança lidar com situações futuras. [...]”, posto que, contribui excessivamente para a aprendizagem e desenvolvimento. Ainda, sobre a ludicidade, Santos (2002, p.12) a aponta como sendo “[...] uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural [...]”. Após uma compreensão da realidade dos educandos, organizamos atividades lúdicas e jogos, envolvendo situações que permitissem a manifestação de seus sentimentos articulados aos conteúdos escolares. Através do jogo foi possível trabalhar regras com os discentes e desenvolver trabalhos em equipe. A princípio, algumas crianças demostraram ter receio em lidar com aquilo que é novo, que é distinto do habitual, ou seja, essa nova forma de ensinar e aprender causou, de início, um estranhamento por parte deles, visto que, não estavam acostumados com essa forma de ensino. Mas, foram se identificando com esse modelo e as atividades foram se tornando cada vez mais significativas. Em determinadas atividades, percebemos que algumas crianças reagiam com agressividade, demonstrando atos violentos, seja com algum material utilizado na atividade lúdica, seja com algum colega. Diante desta reação de alguns discentes, percebemos que esta é uma manifestação da situação que eles estão vivenciando em seu dia a dia, ou seja, estão exteriorizando seus sentimentos. A partir dessas experiências vividas dentro do contexto escolar em voga, percebemos um desenvolvimento expressivo por parte dos educandos, no qual os mesmos desenvolveram a consciência crítica, imaginação e autonomia, o que reafirmou a importância do educador confiar na capacidade de cada educando. Além disso, foi possível promover a socialização e a aprendizagem delas de uma forma significativa. Diante do exposto, o lúdico é uma “ferramenta” pedagógica de suma importância, pois além de contribuir para a aquisição de conhecimento escolar, dá suporte para a formação integral do ser humano, papel da instituição escolar.
Palavras-chave Criança, Aprendizagem, Ludicidade
Forma de apresentação..... Painel
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