Resumo |
Vários estudos na área de formação de professores têm investigado as crenças (BARCELOS, 2006) e emoções de professores de línguas (ZEMBYLAS, 2005; DAY, 2007, RIBEIRO, 2011). Entretanto, ainda são escassos os estudos que investigam esses dois conceitos de maneira inter- relacionada. Este trabalho vem suprir essa lacuna, ao investigar 11 professoras da rede pública de ensino da cidade de Viçosa, Minas Gerais, suas crenças sobre o processo de ensino aprendizagem, as emoções relatadas por elas, bem como a relação entre esses dois conceitos. Para tanto, os seguintes instrumentos foram utilizados: a) um questionário semi-aberto a respeito da formação educacional e experiência profissional das professoras para traçar o seu perfil; b) uma entrevista gravada em áudio, narrando suas histórias de aprendizagem de Inglês, emoções e crenças experienciadas durante os anos de docência. Além disso, a pesquisadora também manteve um diário onde foram feitos registros regulares sobre as visitas às escolas, contato com as professoras bem como algumas impressões e reflexões com relação a cada etapa da pesquisa. Os resultados apontam para: a) a existência de crenças que engessam o desenvolvimento profissional das professoras; b) divergências na postura das participantes em relação as suas crenças enquanto aprendizes e como docentes da língua inglesa; c) presença de crenças e emoções negativas em relação aos alunos, a escola e à profissão, de maneira geral, gerando insatisfação dos docentes, o que pode vir a comprometer o trabalho em sala com os alunos e seu bem estar. As implicações deste estudo sugerem que o estudo das emoções de professores deve ser parte do currículo de sua formação nos cursos de licenciaturas para que os eles possam aprender a lidar com emoções ao se perceber no ambiente escolar. Também acreditamos ser necessário um olhar mais otimista, no sentido de buscar caminhos para que os professores consigam trabalhar e se sentir motivados a gerar engajamento seu e dos alunos no processo de ensinar e aprender línguas. |