Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 714

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Janaina Aparecida Costa
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Ilmar Resende de Oliveira, Thais Sena de Lanna Albino
Título O ensino da matemática através da resolução de problemas
Resumo A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino de Matemática muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução. Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. Além disso, é uma estratégia importante e fundamental para o desenvolvimento intelectual do aluno e para o ensino da matemática. Porém, em sala de aula, constata-se um uso exagerado de regras, resoluções por meio de procedimentos padronizados, desinteressantes tanto para os professores quanto para os alunos, empregando-se problemas rotineiros e que não desenvolvem a criatividade, o senso crítico, nem mesmo incentiva o estudante a aprender de forma mais prazerosa e significativa, despertando o interesse em resolver desafios. Assim, visando mudar isto e buscando um melhor desempenho dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cel. Antônio da Silva Bernardes (CASB), Viçosa – MG, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2012 - UFV) da área de matemática, começaram a desenvolver atendimentos extraclasses cujo objetivo seria ensinar a matemática através de resolução de problemas e desafios diversos, entre eles alguns conhecidos do professor e escritor Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan e, a partir daí, observar se o desempenho dos estudantes que frequentam o atendimento esta tendo melhoras. É importante destacar que todo o trabalho contou com o apoio do coordenador de área e do professor supervisor da escola.
Por fim, traremos a análise do ensino da matemática, a esse grupo de alunos, através da resolução de problemas. Após vários atendimentos usando a resolução de problemas como estratégia didática, pode-se concluir que os alunos participantes das atividades desenvolvidas obtiveram um grande progresso com relação à resolução de problemas matemáticos, o que consequentemente contribui para o desenvolvimento intelectual dos alunos, bem como para um melhor rendimento na escola.
Palavras-chave Resolução de problemas, Estratégias didáticas, Ensino da matemática
Forma de apresentação..... Painel
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