| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Formação de professores/educadores |
| Setor | Departamento de Matemática |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Janaina Aparecida Costa |
| Orientador | MERCIO BOTELHO FARIA |
| Outros membros | Ilmar Resende de Oliveira, Thais Sena de Lanna Albino |
| Título | O ensino da matemática através da resolução de problemas |
| Resumo | A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino de Matemática muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução. Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. Além disso, é uma estratégia importante e fundamental para o desenvolvimento intelectual do aluno e para o ensino da matemática. Porém, em sala de aula, constata-se um uso exagerado de regras, resoluções por meio de procedimentos padronizados, desinteressantes tanto para os professores quanto para os alunos, empregando-se problemas rotineiros e que não desenvolvem a criatividade, o senso crítico, nem mesmo incentiva o estudante a aprender de forma mais prazerosa e significativa, despertando o interesse em resolver desafios. Assim, visando mudar isto e buscando um melhor desempenho dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cel. Antônio da Silva Bernardes (CASB), Viçosa – MG, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2012 - UFV) da área de matemática, começaram a desenvolver atendimentos extraclasses cujo objetivo seria ensinar a matemática através de resolução de problemas e desafios diversos, entre eles alguns conhecidos do professor e escritor Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan e, a partir daí, observar se o desempenho dos estudantes que frequentam o atendimento esta tendo melhoras. É importante destacar que todo o trabalho contou com o apoio do coordenador de área e do professor supervisor da escola. Por fim, traremos a análise do ensino da matemática, a esse grupo de alunos, através da resolução de problemas. Após vários atendimentos usando a resolução de problemas como estratégia didática, pode-se concluir que os alunos participantes das atividades desenvolvidas obtiveram um grande progresso com relação à resolução de problemas matemáticos, o que consequentemente contribui para o desenvolvimento intelectual dos alunos, bem como para um melhor rendimento na escola. |
| Palavras-chave | Resolução de problemas, Estratégias didáticas, Ensino da matemática |
| Forma de apresentação..... | Painel |