Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 71

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Envelhecimento e qualidade de vida
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Cristina Tavares da Silva Souza
Orientador ANANDA DEVA ASSIS TRIVELATO
Outros membros Lara Oliveira Alencar Santos, Marcela Renata Costa Silverio, Mônica Pereira Rabello Magalhães, Valéria Cristina Faria Silva
Título Práticas Corporais Somáticas e sua influência na saúde dos funcionários da Universidade Federal de Viçosa - UFV.
Resumo O Projeto Práticas Corporais Somáticas está vinculado ao Grupo de Estudos Dança e Educação Somática–GEDES, do Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. As vivências práticas são elaboradas a partir dos conteúdos aprendidos e organizados dentro desse grupo de estudos, sendo este um local para a prática e aperfeiçoamento das técnicas e métodos da Educação Somática. O Projeto Práticas Corporais Somáticas visa o desenvolvimento dos estudos de diversas Técnicas, destacando a Terapia com as Cores, Massagem, Respiração, Danças Circulares, Centramento e Relaxamento, Dinâmicas de Grupo, Teorias Voltadas à filosofia oriental com treinos do Lian Gong, I Qi Gong, Qi Gong dos Símbolos e Xian Gong. As Práticas Corporais Somáticas têm ganhado visibilidade no Brasil nos últimos anos, sendo utilizadas como uma importante ferramenta, dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de disfunções físicas e psicológicas. As práticas somáticas são atividades físicas brandas ou suaves, que possuem lentidão da execução dos movimentos; não exigem do praticante muito esforço físico; não são violentas e nem competitivas. Visa o desenvolvimento da consciência corporal, que tem como característica comum, melhorar o aspecto psicossomático do indivíduo.O Projeto também capacita os estudantes a se tornarem monitores e bolsistas, aplicando as aulas para os servidores da Universidade Federal de Viçosa – UFV. O projeto oferecido desde 2007 a 12 setores administrativos e acadêmicos. Os funcionários são reunidos em um espaço disponibilizado pelo departamento, onde esses fazem uma pausa de 15 a 20 minutos para a realização das práticas corporais.Entre as ferramentas utilizadas na procura da melhoria de qualidade de vida, são as pausas no trabalho, que têm tomado lugar de destaque em vários segmentos laborais. Tem-se acompanhado no mundo um aumento substancial da incidência de doenças osteomusculares, que estão intimamente ligadas à informatização e aos novos processos industriais que levam as pessoas a permanecerem por longos períodos em posições estáticas frente aos postos de trabalho, desempenhando tarefas mecânicas e repetitivas que no decorrer do tempo ocasionam desconfortos físicos e por fim a fadiga física e mental. A fadiga, o estresse, assim como a rigidez articular e muscular fazem parte do cotidiano dos trabalhadores, contribuindo para o surgimento ou agravamento das lesões ocupacionais, as quais são responsáveis por um grande número de afastamentos médicos do trabalho, tendo influência direta na redução da capacidade laborativa dos trabalhadores. Assim, uma ação preventiva pode ser o fator diferencial para o sucesso na organização dos ambientes de trabalho e na melhora da qualidade de vida dos trabalhadores, tornando-os mais conscientes de seu corpo e mais saudáveis.
Palavras-chave Qualidade de Vida, Dança e Educação Somática, Práticas Corporais
Forma de apresentação..... Oral
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