Outros membros |
ALESSANDRA MONTEZANO DE PAULA, Ariana Colombari de Godoi Floresta, DALILA TEIXEIRA LEAL, Flávia Nunes Colen, JANICE ROSA PAULINO, Nilzza Carlla Pereira de Deus, Thaíme Fraga Teixeira, Yara Gouvea Areal |
Resumo |
Introdução: A indefinição do que se entende por cuidados com a saúde nas instituições de educação infantil abriu espaços para a atuação de profissionais da saúde em conjunto com educadores, família e comunidade, tendo em vista o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Assim, a forma como se operacionaliza o cuidado/educação na creche seria o principal objeto de atenção dos profissionais de saúde, na tentativa de incorporar os cuidados em saúde às práticas educativas. Objetivo: Desenvolver atividades educativas e práticas de cuidados em saúde para crianças de 3 meses a 5 anos, pais, professores e cuidadores do LDI, contribuindo para o fortalecimento da integração de ações de cuidar e educar. Principais ações: Primeiramente, foi realizada uma coleta de dados, por meio de visitas de observação da rotina e aplicação de questionários semi-estruturados aos pais, professores, atendentes e coordenadores da instituição. Através dos dados colhidos, realizou-se um levantamento dos principais assuntos que poderiam ser trabalhados nas atividades com as crianças. A partir deste ponto, foram elaborados dois planos de ação, com os temas “Higienização das mãos” e “Higiene Corporal”, com crianças de 3 a 4 anos. As atividades contaram com dinâmicas lúdicas, adotando uma metodologia participativa. As mesmas foram avaliadas por meio de observação e registro em diário de campo. Também se realizou uma participação em evento científico. Em meio a essas atividades, foram realizadas também rodas de conversa com a equipe do LDI, pais e membros do projeto para refletir, dialogar e pactuar ações para melhorar a saúde coletiva da instituição. Resultados alcançados até o momento: A coleta de dados possibilitou a realização de um diagnóstico das condições sócio-econômicas e de saúde das crianças atendidas pelo LDI, possibilitando a comparação com outros estudos e o levantamento de prioridades, para que, posteriormente, possam ser desenvolvidos cuidados em saúde necessários para a melhoria da qualidade de vida dessas crianças. Além disso, as atividades educativas têm promovido uma interação da academia do curso de enfermagem com a equipe do LDI, crianças e familiares, ocorrendo um aprendizado em conjunto. Conclusões: Os resultados do projeto poderão contribuir para o acesso das crianças à saúde e bem-estar durante o processo de crescimento, estimular os professores e atendentes a refletirem sobre a questão da promoção da saúde e prevenção de agravos, ao planejarem atividades educativas para as crianças, e estimular os pais a participarem ativamente da formação dos filhos dentro do LDI, contribuindo sempre para a promoção da saúde dos filhos. Além disso, espera-se que os alunos possam aplicar seus conhecimentos adquiridos na academia para planejar ações educativas e preventivas para o público-alvo, atuando de forma a prevenir e/ou corrigir os problemas de saúde levantados. |