Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 705

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliana Montezano Lopes
Orientador RAFAELA MAGALHAES FERNANDES SALTARELLI
Outros membros ALESSANDRA MONTEZANO DE PAULA, Ariana Colombari de Godoi Floresta, DALILA TEIXEIRA LEAL, Flávia Nunes Colen, JANICE ROSA PAULINO, Nilzza Carlla Pereira de Deus, Thaíme Fraga Teixeira, Yara Gouvea Areal
Título Crescer Saudável: cuidados e educação em saúde de crianças, pais, professores e cuidadores do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Resumo Introdução: A indefinição do que se entende por cuidados com a saúde nas instituições de educação infantil abriu espaços para a atuação de profissionais da saúde em conjunto com educadores, família e comunidade, tendo em vista o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Assim, a forma como se operacionaliza o cuidado/educação na creche seria o principal objeto de atenção dos profissionais de saúde, na tentativa de incorporar os cuidados em saúde às práticas educativas. Objetivo: Desenvolver atividades educativas e práticas de cuidados em saúde para crianças de 3 meses a 5 anos, pais, professores e cuidadores do LDI, contribuindo para o fortalecimento da integração de ações de cuidar e educar. Principais ações: Primeiramente, foi realizada uma coleta de dados, por meio de visitas de observação da rotina e aplicação de questionários semi-estruturados aos pais, professores, atendentes e coordenadores da instituição. Através dos dados colhidos, realizou-se um levantamento dos principais assuntos que poderiam ser trabalhados nas atividades com as crianças. A partir deste ponto, foram elaborados dois planos de ação, com os temas “Higienização das mãos” e “Higiene Corporal”, com crianças de 3 a 4 anos. As atividades contaram com dinâmicas lúdicas, adotando uma metodologia participativa. As mesmas foram avaliadas por meio de observação e registro em diário de campo. Também se realizou uma participação em evento científico. Em meio a essas atividades, foram realizadas também rodas de conversa com a equipe do LDI, pais e membros do projeto para refletir, dialogar e pactuar ações para melhorar a saúde coletiva da instituição. Resultados alcançados até o momento: A coleta de dados possibilitou a realização de um diagnóstico das condições sócio-econômicas e de saúde das crianças atendidas pelo LDI, possibilitando a comparação com outros estudos e o levantamento de prioridades, para que, posteriormente, possam ser desenvolvidos cuidados em saúde necessários para a melhoria da qualidade de vida dessas crianças. Além disso, as atividades educativas têm promovido uma interação da academia do curso de enfermagem com a equipe do LDI, crianças e familiares, ocorrendo um aprendizado em conjunto. Conclusões: Os resultados do projeto poderão contribuir para o acesso das crianças à saúde e bem-estar durante o processo de crescimento, estimular os professores e atendentes a refletirem sobre a questão da promoção da saúde e prevenção de agravos, ao planejarem atividades educativas para as crianças, e estimular os pais a participarem ativamente da formação dos filhos dentro do LDI, contribuindo sempre para a promoção da saúde dos filhos. Além disso, espera-se que os alunos possam aplicar seus conhecimentos adquiridos na academia para planejar ações educativas e preventivas para o público-alvo, atuando de forma a prevenir e/ou corrigir os problemas de saúde levantados.
Palavras-chave Infância, Saúde, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.