Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 695

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ludmilla Carneiro Araújo
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Aline Tatiana Ribeiro, Janayna Avelar Motta, Jéssica de Freitas da Silva, Marina Silva Reghim
Título Dificuldades de aprendizagem e expectativas negativas dos educadores em relação às crianças: uma possível relação
Resumo O objeto desse trabalho é compreender como a educação se processa na escola, o funcionamento da gestão e as relações pedagógicas a partir da experiência do PIBID/PED 2011, na Escola Municipal José Lopes Valente Sobrinho, localizada na Estação Velha, zona rural de Viçosa, MG. Um dos aspectos analisados diz respeito às “dificuldades de aprendizagem” e ao “baixo desempenho escolar de alguns estudantes”, questões sempre colocadas como os maiores problemas, principalmente na escola pública e pobre. No desenvolvimento do PIBID, a observação constante e conversas com professores revelaram algumas práticas pedagógicas que se processam na escola, como a forma de alguns professores lidarem com esses problemas, como a divisão da sala de aula em grupos fracos e fortes, o maior investimento nos mais fortes e a praticamente desistência dos considerados mais fracos. Aos mais fracos são apontadas, quase sempre, diretamente, as fraquezas e a inutilidade: “esse não aprende mais”, “desisti desse já”, “tô cansada de tentar ensinar isso pra esse menino e ele não aprende de jeito nenhum”, “não sabe escrever letra cursiva”, “não sabe desenhar”, “não aprende”, “não faz nada” etc. Essas atitudes trouxeram para o projeto reflexões em torno da possível relação entre as chamadas “dificuldades” de aprendizagem e as expectativas negativas dos educadores em relação às crianças. Investigando a relação entre a criação de estereótipos e a construção da autoimagem e autoestima, o trabalho do PIBID foi sendo direcionado para duas ações complementares: o acompanhamento pedagógico às professoras em suas salas de aula e o trabalho com arte para todas as turmas da escola, como possibilidade de construção de aprendizagens e auto estima. O acompanhamento pedagógico aos professores em sala de aula pelas bolsistas tem proporcionado práticas pedagógicas mais integradoras entre as crianças, como outras organizações socioespaciais nas salas de aula e maior atenção para as crianças consideradas mais problemáticas. O trabalho com a arte, de forma individual ou coletiva, a partir do contato com diversos tipos de materiais e com a natureza, tem promovido a expressão de aspectos afetivo, social, cognitivo e ético das crianças. A discussão sobre o incentivo ou a rotulação como potenciais promovedores de sucesso ou de fracasso escolar, tem produzido novas práticas pedagógicas promotoras da autoestima, autoconfiança e melhorias no rendimento escolar de alguns estudantes considerados “fracos”. Esse relato aponta, entre outras coisas, para a importância do PIBID como instrumento de integração entre a universidade e a escola básica e de trocas de aprendizagens no processo de formação de professores.
Palavras-chave relações pedagógicas, dificuldades de aprendizagem, educação básica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.