Resumo |
O jornalismo possui uma gama de opções para a expansão da linguagem e dos conteúdos veiculados, embora, tradicionalmente pouco exploradas. Na graduação algumas disciplinas do projeto político pedagógico corroboram para maior dinamização dos processos didáticos possibilitando a implementação de iniciativas pioneiras. Os estudantes de graduação, do curso de Comunicação Social/ Jornalismo- público alvo da pesquisa - utilizam a cidade de Viçosa como instrumento do exercício profissional, mas, muitas vezes, praticam suas habilidades concernentes a suas áreas de atuação sem conhecerem adequadamente a cultura local. Com o término da graduação, os novos jornalistas se despedem da cidade sem a conhecer realmente, desperdiçando a oportunidade do grande laboratório jornalístico que pode se tornar o município, já que acreditamos que Viçosa dispõe de matéria-prima jornalística semelhante a quaisquer cidades: dramas, personagens e fatos. O presente trabalho, portanto, testou uma metodologia de ensino voltada para o “mergulho” do estudante na realidade local durante oferta da disciplina Jornalismo Literário (COM 353). O trabalho consistiu em estimular a vivência integral dos estudantes na realidade local para conhecerem “por dentro” estas realidades, apurando, buscando informações, conhecendo o objeto da notícia, e veiculando informações. Por meio da aplicação de questionário semi-estruturado pudemos avaliar o grau de interesse e de conhecimentos dos 32 estudantes em relação aos temas relacionados ao Município de Viçosa. Com base na análise dos dados, observamos um baixo envolvimento com as questões ligadas à cidade no que tange aos aspectos políticos, econômicos e sociais. Posteriormente os estudantes receberam ou sugeriram pautas com temas/assuntos para realizarem suas imersões. Cada estudante recebeu uma espécie de cartilha base para o ‘estágio de vivência’, estimulando a realização da atividade. Com as pautas aprovadas, devidamente estimulados e orientados, iniciaram suas imersões acompanhados pelo bolsista-pesquisador do projeto sob o método de Observação Participante. Ao final do período letivo os estudantes apresentaram uma grande-reportagem como parte das exigências para a aprovação na disciplina. Obtivemos como resultado 32 grandes-reportagens, das quais 17 falavam sobre temas relacionados à Viçosa. Destes 17 trabalhos, 5 deles deram continuidade e estão escrevendo livros-reportagens. Aplicamos também um segundo questionário afim de identificar se esta atividade proporcionou crescimentos pessoais e/ou profissionais aos discentes, no que concluímos que a prática de imersão jornalística resultou em benefícios de ordem acadêmica e extra-acadêmico aos alunos. Também identificamos a necessidade da inserção de novas práticas pedagógicas ao curso de Comunicação Social da UFV. Consideramos ainda, haver uma necessidade premente da inserção dos alunos do curso à realidade local. |