Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 692

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nilzza Carlla Pereira de Deus
Orientador ALESSANDRA MONTEZANO DE PAULA
Outros membros DANIELA PEIXOTO LORENZONI, Juliana Montezano Lopes, KARINE CHAVES PEREIRA, RAFAELA MAGALHAES FERNANDES SALTARELLI
Título Qualidade institucional do Laboratório de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Viçosa: uma avaliação dos pais.
Resumo Introdução: Os crescentes compromissos profissionais dos pais têm feito com que as crianças sejam inseridas cada vez mais cedo nas instituições de educação infantil. Tais instituições consistem na primeira etapa da educação básica, sendo as crianças o sujeito do processo educacional. Esta realidade gera uma preocupação no que diz respeito à qualidade dessas instituições, tendo em vista que estas tem papel importante no desenvolvimento locomotor, cognitivo, social e moral da criança. A educação está diretamente vinculada à saúde, sendo assim, esses estabelecimentos de ensino assumem grande responsabilidade no que se refere à educação de hábitos saudáveis e prevenção de doenças. Com a finalidade de concretizar o vínculo entre educação e saúde foi criado o projeto de extensão universitária “Crescer Saudável” que busca a realização de atividades de educação e promoção da saúde para as crianças atendidas no Laboratório de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Viçosa (LDI/UFV). Este trabalho pretende conhecer a avaliação institucional realizada pelos pais das crianças que frequentam o LDI/UFV, para que possa servir como base para o planejamento de atividades de melhoria da qualidade institucional. Objetivos: Promover uma avaliação institucional de acordo com a opinião dos pais. Metodologia: O estudo foi realizado entre fevereiro e maio de 2013, com as crianças atendidas no LDI/UFV. Elaborou-se um questionário, que foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (CEP/UFV), sendo aprovado em março de 2013 com o parecer nº. 221.975. Posteriormente, este foi aplicado aos pais que deveriam preencher um quadro de avaliação institucional.Resultados: Quanto ao espaço interior das salas: 64% bom; o acolhimento na chegada e partida: 68% excelente; refeições: 52% bom; interação entre a criança e as educadoras: 81% excelente; número de educadoras-criança por sala: 52% bom; medidas para crianças que necessitam de cuidados especiais: 39% sem condições de responder; iniciativas para envolver os pais no dia-a-dia do LDI: 45% excelente; práticas de saúde/higiene evitando a propagação de germes: 45% bom.Conclusão:Percebe-se nesse estudo a necessidade de investir em ações que permitam melhorar as práticas de saúde e higiene na instituição a fim de minimizar a propagação de doenças. Quanto aos demais indicadores avaliados, todos receberam pontuações satisfatórias. Dessa forma, estratégias de educação em saúde são consideradas eficazes e necessárias a serem implementadas como forma de prevenir essas situações de risco, além de propiciar a interação da equipe de educadores, crianças e pais.
Palavras-chave Educação, Saúde, Infância.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.