Resumo |
O presente trabalho tem como tema central os transtornos mentais, em específico a depressão, reconhecidamente um problema de saúde publica, responsável por aproximadamente 10% de todas as consultas realizadas na Atenção Primária, sendo caracterizada como um problema crônico e recorrente. Está frequentemente associada à incapacitação funcional, comprometimento da saúde física, interferindo de modo decisivo e intenso na vida pessoal, profissional, social e econômica das pessoas. A morbi-mortalidade associada à depressão pode ser reduzida em aproximadamente 70% dos casos, com o tratamento correto. O público alvo deste estudo são pacientes com diagnóstico de depressão da área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF) Nova Era do Município de Viçosa- MG. A necessidade de se trabalhar com este público, é justificável pela constante recorrência dos transtornos depressivos na área descrita, identificado em atividades práticas desenvolvidas na disciplina de Saúde Coletiva II do Curso de Enfermagem. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo proporcionar o conhecimento acerca da depressão e sensibilizar a adoção de ações benéficas à melhoria do estado de saúde. A atividade foi desenvolvida como requisito parcial de avaliação da disciplina de Saúde Mental do Curso de Enfermagem. A metodologia utilizada foi à realização de grupo educativo em três encontros. A escolha dos participantes e o convite foram feitos com o auxílio da equipe de saúde da ESF Nova Era. As atividades desenvolvidas nos encontros foram: dinâmica de apresentação dos participantes, questões sobre o conhecimento prévio e dúvidas acerca da depressão, dinâmica dos mitos e verdades, confecção de artesanato, proposta de realização da atividade “Gosto, mas não faço! Irei fazer” e avaliação dos encontros. Obteve-se como resultado, encontros agradáveis e propício a aprendizagem. Na percepção dos participantes, o grupo educativo contribuiu para um “despertar para a vida”, trazendo ânimo e alegria como pode ser evidenciado nos relatos a seguir: “o grupo chegou na hora certa”; “vocês não sabem, como me ajudaram, tiraram um peso das minhas costas”. Na avaliação da atividade alguns pontos negativos foram destacados, como aspectos relacionados ao tempo de duração e a continuidade da atividade. Foi sugerido pela equipe de trabalho que os profissionais da ESF dessem continuidade a atividade, pois, os benefícios relacionados a participação foram relevantes. O desenvolvimento do grupo educativo propiciou um ambiente de promoção à saúde, conhecimento e descontração. Além de auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos alunos, através da contextualização da teoria com a prática, possibilitando um maior aperfeiçoamento do conhecimento, autonomia, criatividade, capacidade de decisão, liderança e trabalho em equipe. |