Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 684

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lídia Miranda Brinati
Orientador BRUNO DAVID HENRIQUES
Outros membros Ana Carolina de Paula Lima, JANICE ROSA PAULINO, Natalia Duarte Stoduto, Tamiris Cota Vianna
Título A depressão no contexto da Estratégia Saúde da Família: relato de experiência desenvolvido por acadêmicos na disciplina de Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiatria.
Resumo O presente trabalho tem como tema central os transtornos mentais, em específico a depressão, reconhecidamente um problema de saúde publica, responsável por aproximadamente 10% de todas as consultas realizadas na Atenção Primária, sendo caracterizada como um problema crônico e recorrente. Está frequentemente associada à incapacitação funcional, comprometimento da saúde física, interferindo de modo decisivo e intenso na vida pessoal, profissional, social e econômica das pessoas. A morbi-mortalidade associada à depressão pode ser reduzida em aproximadamente 70% dos casos, com o tratamento correto. O público alvo deste estudo são pacientes com diagnóstico de depressão da área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF) Nova Era do Município de Viçosa- MG. A necessidade de se trabalhar com este público, é justificável pela constante recorrência dos transtornos depressivos na área descrita, identificado em atividades práticas desenvolvidas na disciplina de Saúde Coletiva II do Curso de Enfermagem. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo proporcionar o conhecimento acerca da depressão e sensibilizar a adoção de ações benéficas à melhoria do estado de saúde. A atividade foi desenvolvida como requisito parcial de avaliação da disciplina de Saúde Mental do Curso de Enfermagem. A metodologia utilizada foi à realização de grupo educativo em três encontros. A escolha dos participantes e o convite foram feitos com o auxílio da equipe de saúde da ESF Nova Era. As atividades desenvolvidas nos encontros foram: dinâmica de apresentação dos participantes, questões sobre o conhecimento prévio e dúvidas acerca da depressão, dinâmica dos mitos e verdades, confecção de artesanato, proposta de realização da atividade “Gosto, mas não faço! Irei fazer” e avaliação dos encontros. Obteve-se como resultado, encontros agradáveis e propício a aprendizagem. Na percepção dos participantes, o grupo educativo contribuiu para um “despertar para a vida”, trazendo ânimo e alegria como pode ser evidenciado nos relatos a seguir: “o grupo chegou na hora certa”; “vocês não sabem, como me ajudaram, tiraram um peso das minhas costas”. Na avaliação da atividade alguns pontos negativos foram destacados, como aspectos relacionados ao tempo de duração e a continuidade da atividade. Foi sugerido pela equipe de trabalho que os profissionais da ESF dessem continuidade a atividade, pois, os benefícios relacionados a participação foram relevantes. O desenvolvimento do grupo educativo propiciou um ambiente de promoção à saúde, conhecimento e descontração. Além de auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos alunos, através da contextualização da teoria com a prática, possibilitando um maior aperfeiçoamento do conhecimento, autonomia, criatividade, capacidade de decisão, liderança e trabalho em equipe.
Palavras-chave Saúde da Família, Depressão, Enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
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