Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 682

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor LUÍSA MORAES ALVES
Orientador JOSE MARCELO GOMES
Outros membros DANIEL RODRIGUES VENTURA, EMERICH MICHEL DE SOUSA, JOÃO VÍTOR BARBOSA DE RESENDE
Título Estudo de Fenômenos Físicos e Químicos utilizando recursos modernos e tecnologia da informação
Resumo É de conhecimento geral que o uso de atividades práticas auxilia no aprendizado e na fixação do estudo de ciências tais como Química e Física. A utilização de experimentos aproxima a Química vista em sala do cotidiano do aluno, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, dando oportunidade ao aluno reelaborar conceitos, além de testar e obter resultados quantificados de matérias trabalhadas de forma abstrata. O uso de sensores modernos, um recurso que está começando a ser difundido no meio escolar, é uma tecnologia simples, fácil de lidar, acessível, e que traz ótimos resultados quando aplicados a práticas laboratoriais. Levando em consideração a importância de experimentos, o objetivo principal deste trabalho é criar roteiros interdisciplinares que possibilitem aprofundar e discutir temas de comprovação teórica do ensino médio, desenvolver aulas criativas que utilizem recursos modernos como os citados sensores digitais, com intenção de promover facilidade dos alunos no estudo das Ciências, além de contribuir para gratificação pessoal dos professores, já que os estudantes se interessariam mais nas aulas, contribuindo para o acúmulo de conhecimento dos próprios alunos. No início do trabalho houve a apresentação do software educativo a ser utilizado, para familiarizar a bolsista com as várias possibilidades do programa computacional. A partir daí, testou-se os sensores, que funcionam acoplados a um computador ou coletor de dados move. Os sensores usados foram os de pressão, de gás oxigênio, de gás carbônico e de temperatura, de acordo com roteiros escritos especificamente para o projeto. Posteriormente, serão aplicados para os alunos do COLUNI em suas aulas práticas, com acompanhamento de professores, e estagiários de licenciatura. Os roteiros poderão ser posteriormente usados para outras escolas, ou até mesmo alunos dos cursos de licenciatura que desejem entrar em contato com tal tecnologia para aprimorar seu estudo. Ao final de cada prática, há a aplicação de um questionário, e através das respostar obtidas pode-se aprimorar ainda mais o uso dos sensores e sua aplicabilidade no aprendizado de ciências. Os roteiros criados e testados são o de solubilidade de gás oxigênio na água de acordo com a temperatura, usando os sensores de temperatura e o de concentração de gás oxigênio, verificação da lei de Boyle, relação volume e pressão de uma massa fixa gasosa, usando o sensor de pressão, e outro roteiro também usando o sensor de pressão, comprovando a relação estequiométrica de uma reação pela variação de pressão, com a titulação do vinagre a partir do bicarbonato de sódio. A partir desse projeto conclui-se pela possibilidade do desenvolvimento de práticas inovadoras usando recursos modernos, que facilitem o ensino e a aprendizagem do ensino de ciências, estimulando a experimentação. O estudo abre oportunidades para outros projetos na área de Educação, tendo campo de aplicação muito amplo.
Palavras-chave sensores modernos, interdisciplinar, práticas laboratoriais.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.