Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 68

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Deise do Carmo Silva
Orientador MARIA VERANILDA SOARES MOTA
Outros membros RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Título Oficina de atividades escolares: recuperando a aprendizagem das crianças atendidas pela paróquia de Santa Rita.
Resumo O Projeto "Oficina de atividades escolares: recuperando a aprendizagem das crianças atendidas pela paróquia de Santa Rita", está em sua terceira edição. Iniciamos o trabalho em 2011 e a cada ano procuramos aperfeiçoar o trabalho desenvolvido. Nesta etapa,ano 2013,a Paróquia de Santa Rita está atendendo aproximadamente 50 crianças. São crianças de seis a dez anos que antes ou após o período escolar destinam-se ás dependências da igreja Santa Rita, localizada no centro da cidade de Viçosa, onde se alimentam e passam a amanhã ou à tarde sob os cuidados das pessoas que realizam atividades formativas como brincadeiras, curso de informática, aulas de instrumentos musicais e orientação dos deveres escolares. O objetivo do projeto é organizar oficinas de atividades, com metodologias de ensino que possam ajudar as melhorarem o nível de aprendizagem. Com isso esperamos que as crianças obtenham sucesso na escola e na sociedade com um todo. Acreditamos que todas as crianças são capazes de aprender. No entanto, muitos alunos apesar de alfabetizados, não desenvolvem suas habilidades de leitura e escrita ao longo do Ensino Fundamental. Considerando os diversos fatores para os problemas na aprendizagem do aluno, como, econômicos, sociais, familiares, afetivos, propomos uma ação que concebe a criança em suas potencialidades criativas. Diante dessa situação, propomos neste projeto atividades em grupo, com o intuito de integrar as crianças, trabalho de pintura; música; dança; atividades de dobradura (origamis) envolvendo a matemática; quebra-cabeças; leitura; produção de texto, brincadeiras, festa junina, confecção bandeirinhas e balõezinhos para enfeitar o estabelecimento, atividades sobre lixo, alimentação saudável. Assim, a avaliação da aprendizagem será uma ação constante, visando através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinarem os objetivos propostos, e daí orientar para a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes. Foi realizado o diagnóstico para identificar, o grau de dificuldade dos alunos, foi estabelecido uma rotina de horários para a turma, realização de oficinas pedagógicas e procuramos desenvolver as habilidades de cada criança. Os resultados alcançados por este projeto até o mês de julho foram: houve uma melhora na interação entre as crianças, no processo de aprendizagem na escola, despertou o interesse para as realizações das atividades, alguns alunos trabalham como monitores, auxiliando o colega que está em um processo atrasado. Podemos afirmar que este projeto, até então, causou transformações no que diz respeito aos pais, envolvendo-se mais na questão educacional de seus filhos, procurando deixá-los mais envolvidos com o projeto, além de incentivá-los na escola. Percebemos isso, pelas visitas de pais que ao estabelecimento da paróquia e da escola, para saberem como está sendo o desenvolvimento de seus filhos.
Palavras-chave Oficina de atividades, aprendizagem, crianças
Forma de apresentação..... Painel
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