Resumo |
O Projeto "Oficina de atividades escolares: recuperando a aprendizagem das crianças atendidas pela paróquia de Santa Rita", está em sua terceira edição. Iniciamos o trabalho em 2011 e a cada ano procuramos aperfeiçoar o trabalho desenvolvido. Nesta etapa,ano 2013,a Paróquia de Santa Rita está atendendo aproximadamente 50 crianças. São crianças de seis a dez anos que antes ou após o período escolar destinam-se ás dependências da igreja Santa Rita, localizada no centro da cidade de Viçosa, onde se alimentam e passam a amanhã ou à tarde sob os cuidados das pessoas que realizam atividades formativas como brincadeiras, curso de informática, aulas de instrumentos musicais e orientação dos deveres escolares. O objetivo do projeto é organizar oficinas de atividades, com metodologias de ensino que possam ajudar as melhorarem o nível de aprendizagem. Com isso esperamos que as crianças obtenham sucesso na escola e na sociedade com um todo. Acreditamos que todas as crianças são capazes de aprender. No entanto, muitos alunos apesar de alfabetizados, não desenvolvem suas habilidades de leitura e escrita ao longo do Ensino Fundamental. Considerando os diversos fatores para os problemas na aprendizagem do aluno, como, econômicos, sociais, familiares, afetivos, propomos uma ação que concebe a criança em suas potencialidades criativas. Diante dessa situação, propomos neste projeto atividades em grupo, com o intuito de integrar as crianças, trabalho de pintura; música; dança; atividades de dobradura (origamis) envolvendo a matemática; quebra-cabeças; leitura; produção de texto, brincadeiras, festa junina, confecção bandeirinhas e balõezinhos para enfeitar o estabelecimento, atividades sobre lixo, alimentação saudável. Assim, a avaliação da aprendizagem será uma ação constante, visando através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinarem os objetivos propostos, e daí orientar para a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes. Foi realizado o diagnóstico para identificar, o grau de dificuldade dos alunos, foi estabelecido uma rotina de horários para a turma, realização de oficinas pedagógicas e procuramos desenvolver as habilidades de cada criança. Os resultados alcançados por este projeto até o mês de julho foram: houve uma melhora na interação entre as crianças, no processo de aprendizagem na escola, despertou o interesse para as realizações das atividades, alguns alunos trabalham como monitores, auxiliando o colega que está em um processo atrasado. Podemos afirmar que este projeto, até então, causou transformações no que diz respeito aos pais, envolvendo-se mais na questão educacional de seus filhos, procurando deixá-los mais envolvidos com o projeto, além de incentivá-los na escola. Percebemos isso, pelas visitas de pais que ao estabelecimento da paróquia e da escola, para saberem como está sendo o desenvolvimento de seus filhos. |