Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 678

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Roseli da Silva
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Eliane dos Santos, Gislaine Aparecida de Assis Soares, Luciana Teixeira de Freitas, Meire Cristina Silvério Gomes
Título Buscando novas possibilidades e oportunizando novos meios de se trabalhar com a Educação infantil em uma creche de Viçosa MG - Uma experiência vivenciada no PIBID Educação Infantil
Resumo O presente trabalho é parte das atividades propostas pelo Programa Institucional de Bolsa de Ensino a Docência (PIBID), subprojeto PIBID/Educação Infantil, financiado pela Capes. O trabalho está sendo desenvolvido na creche Ângela D´Antonino, localizada no Distrito de São José do Triunfo em Viçosa-MG, integrando a direção, professores e crianças na faixa etária de 2 a 4 anos de idade atendidas na instituição. Ao observar a realidade da instituição e pensando nas necessidades da criança em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, foi realizado um diagnóstico da mesma a fim de verificar a sua estrutura física e o seu funcionamento. Após este diagnóstico, verificamos juntamente com a equipe, possibilidades de implementação de algumas propostas para melhorar o atendimento às crianças. O objetivo do trabalho foi melhorar o atendimento à criança levando atividades adequadas para faixa etária de uma forma lúdica e prazerosa utilizando-se de brinquedos confeccionados e doados pela comunidade. Além disso, objetivamos reorganizar os espaços da sala de atividades de forma que se tornasse mais adequada às possibilidades de aprendizagens. Por meio de observações realizadas no local, consultas em sites confiáveis sobre materiais didáticos para confecção de jogos pedagógicos e brinquedos, consultas bibliográficas, discussões com a Coordenação do projeto e com a equipe várias ações foram desenvolvidas junto às crianças e professoras. Foram realizados jogos com as crianças e atividades dinâmicas que envolviam experiências nas múltiplas linguagens.As mesas da sala de atividades foram substituídas por outras mais apropriadas para a faixa etária atendida,além disso foi confeccionado um porta- escova,um porta livros de histórias, jogos pedagógicos e foram desenvolvidas atividades de visitas à comunidade local,excursões ao museu da UFV e atividades de envolvimento com a família/comunidade por meio de festas comemorativas realizadas pela instituição.Os jogos que confeccionamos favoreceu uma melhor interação das crianças com outros tipos de atividades,além de oportunizar o seu desenvolvimento integral.As atividades dinâmicas permitiram uma melhor integração entre professoras/crianças.As mesas substituídas possibilitaram maior autonomia às crianças. A troca da toalha de pano por toalha de papel e o suporte para escovas dentais favoreceram a higiene das crianças de forma mais adequada.As visitas realizadas proporcionaram possibilidades de conhecimentos diferentes fora da sala de aula e a participação da família/comunidade nas festas comemorativas,oportunizou uma melhor integração da escola com as famílias e as bolsistas PIBID.Contudo,dentro das possibilidades encontradas,pode-se destacar algumas mudanças significativas,mas existem outras que ainda estão em processo de novas estruturações para este fim.
Palavras-chave Criança, brinquedos, espaço educativo
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.