Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 674

ISSN 2237-9045
Instituição FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE VISCONDE DO RIO BRANCO
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Catia Cilene de Lima
Orientador MARLI SANTANA PINTO COELHO
Outros membros Gabriela Marques Roberti Lima
Título Educação cidadã: articulando as relações sociais no ambiente escolar
Resumo O presente projeto surgiu referenciado no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que busca representar a qualidade da educação e realizar o acompanhamento das metas projetadas pelo Estado avaliador para as escolas do seu sistema de ensino. Com um índice de 2.4 no ano letivo de 2011, uma Escola de Visconde do Rio Branco, encontra-se abaixo da meta estabelecida pelo INEP para este mesmo ano – 3.2. A escola vem apresentando queda no IDEB, distanciando-se da meta projetada. A partir desse diagnóstico geral e, considerando a historicidade da escola enquanto referência de ensino público, tornou-se necessário repensar a prática docente e a interferência do contexto extramuros no processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento do projeto é pertinente para que a qualidade do ensino seja trabalhada de forma a buscar resultados eficazes para o principal público atendido – o corpo discente. Para a elaboração de propostas adequadas às dificuldades do contexto analisado, a Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE), por meio do Programa de Intervenção Pedagógica/PIP, verificou a necessidade de uma análise multidisciplinar, buscando parceria com a Faculdade Presidente Antonio Carlos de Visconde do Rio Branco. A relevância desta parceria se faz na concepção de que o ambiente escolar não pode ser pensado na ausência das influências extramuros – contexto sociofamiliar, econômico, cultural e político. O projeto busca contribuir para que as metas projetadas no IDEB sejam alcançadas. O público beneficiado diretamente pelo projeto são alunos do ensino fundamental dos anos finais, das turmas do 5º ao 9º ano. A partir da análise do consolidado das avaliações pedagógicas e do diagnóstico em leitura emitido pela SRE, os alunos a serem acompanhados são diagnosticados pelo total de acertos por aluno nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, definindo os resultados intermediários, recomendáveis e com necessidade de intervenção. Aqueles alunos com resultados considerados baixos ou com necessidade de intervenção foram encaminhados para o diagnóstico em leitura. A partir dos objetivos propostos, espera-se conseguir elaborar intervenções apropriadas e amadurecer a relação de importância da escola na vida dos jovens. A meta é fazer com que as intervenções para melhoria dos índices de desenvolvimento do ensino possibilitem também a equidade na educação ofertada.
Palavras-chave IDEB, SIMAVE e Prova Brasil, Programa de Intervenção Pedagógica
Forma de apresentação..... Painel
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