Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 660

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Rafael Barbosa Fialho Martins
Orientador JOAQUIM SUCENA LANNES
Título A educomunicação como ferramenta para aprimoramento do jornal-laboratório OutrOlhar
Resumo A pesquisa partiu da necessidade de se aperfeiçoar o jornal-laboratório OutrOlhar, produzido por estudantes de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa. O veículo é destinado aos alunos de Ensino Médio das escolas públicas de Viçosa e faz parte das atividades laboratoriais essenciais à formação profissional do estudante de Jornalismo. O objetivo desse segundo ano de pesquisa foi discutir e identificar maneiras de se adequar o jornal-laboratório impresso à internet. Para isso, foram aplicados dois questionários. O primeiro, destinado aos leitores do OutrOlhar, com a amostra de 133 alunos da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, teve perguntas relacionadas ao uso de internet. O outro formulário foi aplicado junto aos produtores do jornal, 38 alunos do 5º período de Jornalismo, e contou com questões relacionadas ao uso das redes sociais na realização do jornal. Entre os leitores do jornal-laboratório, percebeu-se que o Facebook é a rede social mais utilizada, na qual eles conversam, obtêm informações e fazem trabalhos escolares, prática que é estimulada pelos professores. As redes sociais fazem parte do cotidiano desses alunos e estão na agenda de discussão dos professores, o que confirma a necessidade de integrá-las ao jornal-laboratório. No que diz respeito aos estudantes de Jornalismo, pode-se dizer que as redes sociais têm influência expressiva nas etapas de realização do jornal (produção, apuração e redação). Assim, concluiu-se que o jornal tem condições de se utilizar efetivamente das redes sociais, principalmente o Facebook, para aproximar o público-alvo da publicação, produzindo conteúdo complementar àquele presente na versão impressa. Desse modo, a inserção do jornal nas redes contribui para a formação dos estudantes-repórteres, que serão bem preparados para a atividade profissional do Jornalismo, cada vez mais dependente das tecnologias. As redes sociais acenam como ponto de encontro entre leitores e produtores que pode gerar mútuas contribuições, como sugestão de pauta, divulgação e disponibilização das edições, entre outras possibilidades. Para que essa interação ocorra de modo pleno, também é necessário que a versão impressa trate de modo mais recorrente sobre temas ligados à internet, fazendo menções aos perfis do OutrOlhar nas redes e convidando os leitores a buscarem conteúdo na versão virtual a ser criada. De forma geral, a pesquisa reitera a relevância do uso de meios de comunicação a favor da educação, e indica que a integração às redes sociais de maneira sistemática e discutida pode ser um dos possíveis caminhos que o jornal-laboratório pode seguir nos próximos anos para que favoreça tanto os realizadores quanto os receptores, contribuindo para a formação e informação de todos os envolvidos no processo.
Palavras-chave jornal-laboratório, redes sociais, educomunicação
Forma de apresentação..... Painel
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