Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 653

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Viviane Terezinha de Faria Moreira
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Outros membros Amanda Juliana do Carmo, Cíntia Silva Martins de Abreu, Junia Aparecida Pereira, Thaís Ferreira Mendonça
Título Ensino-aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua para surdos
Resumo Nas últimas décadas, a educação de surdos tem sido alvo de discussões no Brasil devido às conquistas legais alcançadas pela comunidade surda. Dentre essas conquistas podemos citar a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que legitimou a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como segunda língua oficial do Brasil, e o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou a referida lei. Reconhecida como um sistema linguístico de natureza visual-motora e com estrutura gramatical própria, a LIBRAS é o meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira. Embora reconhecida legalmente, o parágrafo único da lei estabelece que a LIBRAS não substitui a modalidade escrita da Língua Portuguesa. Dessa forma, deve ser proporcionado aos alunos surdos um ensino bilíngue, que considere a LIBRAS como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua. A fim de atender essa perspectiva, foi criado o projeto Ensino-aprendizagem e Metodologias de Ensino para Surdos - EAMES, um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de promover o ensino da Língua Portuguesa para as pessoas surdas, elaborado a partir das suas especificidades linguística e cultural. O presente trabalho visa relatar atividades desenvolvidas no EAMES durante o período de janeiro a julho de 2013. Nesse período, foram oferecidas oficinas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa para dez (10) jovens e adultos surdos de Viçosa e região com uso de metodologias de ensino e recursos didáticos que pudessem atender aos interesses e às especificidades dos participantes. Como materiais pedagógicos foram empregados recursos concretos e visuais e a valorização e uso efetivo da LIBRAS. Exemplo de atividade desenvolvida foi o trabalho com o gênero textual fábula. Inicialmente, uma fábula foi selecionada e apresentada por meio de narrativas em LIBRAS. Os participantes foram instigados a analisar e interpretar a fábula, com o intuito compreender como a narrativa era desenvolvida, a cronologia dos fatos e a conclusão da fábula, ou seja, o sentido da história e a lição de moral nela presente. Após o esgotamento do texto em LIBRAS, foi proposta uma atividade na qual os aprendizes deveriam pesquisar o vocabulário em Língua Portuguesa da fábula. Depois da aquisição do vocabulário, os alunos elaboraram a produção da mesma em Língua Portuguesa escrita, atentos às especificidades dessa língua. Os resultados obtidos até o momento mostraram-se significativos e produtivos. Os surdos apresentaram considerável melhora no processo de aquisição da Língua Portuguesa tanto na compreensão quanto na produção de textos, quando comparada à situação inicial do projeto. Embora os avanços sejam visíveis, ainda há várias etapas a serem alcançadas nesse processo.
Palavras-chave LIBRAS, Língua Portuguesa, surdos
Forma de apresentação..... Oral
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