Resumo |
Este trabalho visa analisar fatores pragmáticos, responsáveis pela textualidade, referentes à coerência textual encontrados em textos de alunos de três turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada na cidade de Viçosa, Minas Gerais. O estudo foi desenvolvido a partir da participação da autora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Língua Portuguesa, programa este desenvolvido em parceria entre a CAPES e a Universidade Federal de Viçosa. Com isso, objetiva-se com este trabalho apresentar algumas produções dos alunos das referidas turmas, e demonstrar o quanto o processo de contextualização do gênero textual à vida do aluno é importante para a construção da coerência do texto. Os pressupostos teóricos que embasam o trabalho procedem da Linguística Textual, dando-se maior destaque aos fatores pragmáticos de textualidade: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade. O principal interesse é mostrar que o texto é um objeto de interação social, estando presente sob variadas formas no nosso dia a dia, materializados como gêneros textuais. Metodologicamente, o trabalho foi dividido em duas partes: a primeira trata-se da exposição e contextualização dos gêneros e tipos textuais; a segunda trata-se de uma análise dos argumentos dos alunos, em suas produções, que comprovam a presença dos fatores pragmáticos responsáveis pela coerência do texto. Para melhor explicitação do que pretendemos com esta iniciativa, o estudo foi realizado com os alunos selecionados das turmas anteriormente mencionadas sendo que, nas redações dos mesmos, houve maior ocorrência dos fatores de textualidade. Até o presente momento observa-se que, devido ao grau escolar dos alunos, quando há um contexto e um sentido para a escrita, o aluno tende a aproximar a produção da sua realidade. Constata-se também que nos textos analisados há textualidade, pois os alunos utilizam-se de argumentos para dar coerência às suas produções, acabando por atingir as características funcionais dos gêneros propostos. |