Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 65

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Natalicia Aparecida Máximo
Orientador CRISTIANE CATALDI DOS SANTOS PAES
Título Análise dos fatores pragmáticos de textualidade em textos de alunos do PIBID/Língua portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental
Resumo Este trabalho visa analisar fatores pragmáticos, responsáveis pela textualidade, referentes à coerência textual encontrados em textos de alunos de três turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada na cidade de Viçosa, Minas Gerais. O estudo foi desenvolvido a partir da participação da autora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Língua Portuguesa, programa este desenvolvido em parceria entre a CAPES e a Universidade Federal de Viçosa. Com isso, objetiva-se com este trabalho apresentar algumas produções dos alunos das referidas turmas, e demonstrar o quanto o processo de contextualização do gênero textual à vida do aluno é importante para a construção da coerência do texto. Os pressupostos teóricos que embasam o trabalho procedem da Linguística Textual, dando-se maior destaque aos fatores pragmáticos de textualidade: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade. O principal interesse é mostrar que o texto é um objeto de interação social, estando presente sob variadas formas no nosso dia a dia, materializados como gêneros textuais. Metodologicamente, o trabalho foi dividido em duas partes: a primeira trata-se da exposição e contextualização dos gêneros e tipos textuais; a segunda trata-se de uma análise dos argumentos dos alunos, em suas produções, que comprovam a presença dos fatores pragmáticos responsáveis pela coerência do texto. Para melhor explicitação do que pretendemos com esta iniciativa, o estudo foi realizado com os alunos selecionados das turmas anteriormente mencionadas sendo que, nas redações dos mesmos, houve maior ocorrência dos fatores de textualidade. Até o presente momento observa-se que, devido ao grau escolar dos alunos, quando há um contexto e um sentido para a escrita, o aluno tende a aproximar a produção da sua realidade. Constata-se também que nos textos analisados há textualidade, pois os alunos utilizam-se de argumentos para dar coerência às suas produções, acabando por atingir as características funcionais dos gêneros propostos.
Palavras-chave textualidade, fatores pragmáticos, gênero textual.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.