Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 647

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Solaine Maria Monteiro
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Gabriela França Oliveira, Nilson Araujo da Silva
Título Aprendizagem Matemática por meio de Atividades Lúdicas
Resumo A matemática muitas vezes é transmitida aos alunos de modo mecânico e abstrato - dificultando a fixação do conteúdo, sendo por diversas vezes facilmente esquecidos-, vista pelos alunos como uma disciplina complicada e de difícil compressão.Em consequência, encontramos um número considerável de alunos que por não dominarem os conceitos básicos, acabam não se simpatizando com a matéria. Assim a utilização das atividades lúdicas no ensino-aprendizagem tem sido bastante difundida, na medida em que se vive uma era onde a experimentação representa importante papel na ativação da emoção e, consequentemente, da aprendizagem. Devido à necessidade do professor renovar seus recursos didáticos a serem trabalhados na sala de aula, faz-se necessário abordar a importância do lúdico como facilitador dos recursos a serem utilizados no processo ensino-aprendizagem, a atividade lúdica tem sua importância justificada no ambiente escolar pela sua capacidade de impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado, levando-o ao prazer e ao esforço espontâneo. Diante de tal contexto a proposta aqui apresentada foi trazer aos alunos do 8º ano da Escola Alice Loureiro (Viçosa–MG) atividades lúdicas e desafios de raciocínio lógicos que sirvam de motivação e facilitem a aquisição do conhecimento, permitindo aos alunos uma participação ativa na aprendizagem dos conteúdos e uma maior integração entre os colegas de classe, propiciando, assim, um envolvimento espontâneo e criativo, cujos resultados ficarão permeados em novas formas de ação. O objetivo foi enriquecer a metodologia de ensino-aprendizagem, a fim de minimizar a forma mecânica como os conteúdos matemáticos são abordados, trazendo para a sala de aula atividades lúdicas diversificadas. Com o desenvolvimento das atividades do projeto nós utilizamos a observação participante, bem como a uso do caderno de campo, onde registramos a prática observada e vivida pelos alunos no decorrer das atividades. O uso das atividades lúdicas para o ensino representa uma mudança na postura do professor em relação ao o que é ensinar matemática, ou seja, o papel do professor muda de comunicador de conhecimento para o de observador e incentivador da aprendizagem, do processo de construção do saber pelo aluno, e só irá interferir, quando isso for extremamente necessário. As atividades lúdicas levaram os alunos a reforçar os conhecimentos já adquiridos, pedindo ajuda, enfim juntando esforços para resolver as atividades que não sabiam e chegarem a uma solução. Conseguintemente esses tipos de desafios tornam os alunos mais confiantes e eles passam a valorizar o próprio esforço, além de perceberem a importância do trabalho em equipe. Percebemos que para o ensino da matemática, a utilização de recursos didáticos diversificados é de extrema importância, sobretudo porque não apenas diverte, mas também extraem das atividades, materiais suficiente para gerar conhecimento, interesse e fazer com que os alunos pensem com certa motivação.
Palavras-chave Formação de professor, Atividade lúdica, Ensino de Matemática
Forma de apresentação..... Painel
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