Resumo |
A matemática muitas vezes é transmitida aos alunos de modo mecânico e abstrato - dificultando a fixação do conteúdo, sendo por diversas vezes facilmente esquecidos-, vista pelos alunos como uma disciplina complicada e de difícil compressão.Em consequência, encontramos um número considerável de alunos que por não dominarem os conceitos básicos, acabam não se simpatizando com a matéria. Assim a utilização das atividades lúdicas no ensino-aprendizagem tem sido bastante difundida, na medida em que se vive uma era onde a experimentação representa importante papel na ativação da emoção e, consequentemente, da aprendizagem. Devido à necessidade do professor renovar seus recursos didáticos a serem trabalhados na sala de aula, faz-se necessário abordar a importância do lúdico como facilitador dos recursos a serem utilizados no processo ensino-aprendizagem, a atividade lúdica tem sua importância justificada no ambiente escolar pela sua capacidade de impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado, levando-o ao prazer e ao esforço espontâneo. Diante de tal contexto a proposta aqui apresentada foi trazer aos alunos do 8º ano da Escola Alice Loureiro (Viçosa–MG) atividades lúdicas e desafios de raciocínio lógicos que sirvam de motivação e facilitem a aquisição do conhecimento, permitindo aos alunos uma participação ativa na aprendizagem dos conteúdos e uma maior integração entre os colegas de classe, propiciando, assim, um envolvimento espontâneo e criativo, cujos resultados ficarão permeados em novas formas de ação. O objetivo foi enriquecer a metodologia de ensino-aprendizagem, a fim de minimizar a forma mecânica como os conteúdos matemáticos são abordados, trazendo para a sala de aula atividades lúdicas diversificadas. Com o desenvolvimento das atividades do projeto nós utilizamos a observação participante, bem como a uso do caderno de campo, onde registramos a prática observada e vivida pelos alunos no decorrer das atividades. O uso das atividades lúdicas para o ensino representa uma mudança na postura do professor em relação ao o que é ensinar matemática, ou seja, o papel do professor muda de comunicador de conhecimento para o de observador e incentivador da aprendizagem, do processo de construção do saber pelo aluno, e só irá interferir, quando isso for extremamente necessário. As atividades lúdicas levaram os alunos a reforçar os conhecimentos já adquiridos, pedindo ajuda, enfim juntando esforços para resolver as atividades que não sabiam e chegarem a uma solução. Conseguintemente esses tipos de desafios tornam os alunos mais confiantes e eles passam a valorizar o próprio esforço, além de perceberem a importância do trabalho em equipe. Percebemos que para o ensino da matemática, a utilização de recursos didáticos diversificados é de extrema importância, sobretudo porque não apenas diverte, mas também extraem das atividades, materiais suficiente para gerar conhecimento, interesse e fazer com que os alunos pensem com certa motivação. |