Resumo |
A revolução tecnológica digital tem tido impactos diretos na arquitetura de escolas, forçando mudanças na sala de aula e levantando muitas discussões sobre essa tipologia arquitetônica. Também tem reflexos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação. Dessa forma, novos desafios são colocados ao se projetar uma sala de aula. Esta pesquisa de iniciação científica, de caráter exploratório-descritivo, objetivou investigar a relação entre o espaço físico das salas de aula da Universidade Federal de Viçosa-MG, tendo em vista o uso de novas tecnologias de ensino e aprendizagem. Utilizou-se métodos de mapeamento para a averiguação da localização e disposição dos equipamentos encontrados em cada sala, tabelas com quantitativos e tipos de equipamentos que estão disponíveis nas salas e equipamentos móveis e tabelas com as disciplinas que são ministradas em cada sala. Fotografias foram feitas para registro dos equipamentos e para que se pudesse diagnosticar o uso de novas tecnologias nas salas de aula do Pavilhão de Aulas II (PVB), que foi o objeto de aplicação do método . Ao todo foram investigadas as 41 salas do pavilhão. O banco de dados da pesquisa é constituído por 1 (uma) tabela geral de situação das disciplinas e a capacidade das salas de aula do PVB 2012-2, pelas 41 tabelas contendo os equipamentos de cada sala do pavilhão, 31 plantas baixas das salas de aula com exceção das salas de monitoria, 144 fotografias, além de 1 tabela dos equipamentos eletrônicos que são encontrados no almoxarifado do PVB. Os resultados mostram o cenário das salas e os equipamentos mais tecnológicos que são encontrados nas mesmas. Os equipamentos encontrados permitiram uma análise da flexibilidade e de configuração espacial das mesmas. A escolha das salas para determinados tipos de disciplinas, teóricas e práticas, por parte da Universidade, também representa uma análise feita a partir dessas salas. Após o mapeamento pôde-se chegar a um diagnóstico baseado em análises quantitativas sobre as tecnologias no PVB, o que permitiu constatar que o datashow e o computador representam o que há de mais tecnológico nesses ambientes de aprendizagem, inseridos numa sala de aula de arranjo espacial tradicional. Na nova etapa do trabalho será analisado o prédio novo do CEAD-UFV por ter sido concebido com abordagem para abrigar novas tecnologias da informação e da comunicação. |