Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 636

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Thiago de Sousa Gonzaga
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Outros membros Karen Guedes Teixeira Rocha
Título Avaliação de ambientes de aprendizagem na UFV com foco nas tecnologias da informação e da comunicação
Resumo A revolução tecnológica digital tem tido impactos diretos na arquitetura de escolas, forçando mudanças na sala de aula e levantando muitas discussões sobre essa tipologia arquitetônica. Também tem reflexos no processo de ensino-aprendizagem na área da educação. Dessa forma, novos desafios são colocados ao se projetar uma sala de aula. Esta pesquisa de iniciação científica, de caráter exploratório-descritivo, objetivou investigar a relação entre o espaço físico das salas de aula da Universidade Federal de Viçosa-MG, tendo em vista o uso de novas tecnologias de ensino e aprendizagem. Utilizou-se métodos de mapeamento para a averiguação da localização e disposição dos equipamentos encontrados em cada sala, tabelas com quantitativos e tipos de equipamentos que estão disponíveis nas salas e equipamentos móveis e tabelas com as disciplinas que são ministradas em cada sala. Fotografias foram feitas para registro dos equipamentos e para que se pudesse diagnosticar o uso de novas tecnologias nas salas de aula do Pavilhão de Aulas II (PVB), que foi o objeto de aplicação do método . Ao todo foram investigadas as 41 salas do pavilhão. O banco de dados da pesquisa é constituído por 1 (uma) tabela geral de situação das disciplinas e a capacidade das salas de aula do PVB 2012-2, pelas 41 tabelas contendo os equipamentos de cada sala do pavilhão, 31 plantas baixas das salas de aula com exceção das salas de monitoria, 144 fotografias, além de 1 tabela dos equipamentos eletrônicos que são encontrados no almoxarifado do PVB. Os resultados mostram o cenário das salas e os equipamentos mais tecnológicos que são encontrados nas mesmas. Os equipamentos encontrados permitiram uma análise da flexibilidade e de configuração espacial das mesmas. A escolha das salas para determinados tipos de disciplinas, teóricas e práticas, por parte da Universidade, também representa uma análise feita a partir dessas salas. Após o mapeamento pôde-se chegar a um diagnóstico baseado em análises quantitativas sobre as tecnologias no PVB, o que permitiu constatar que o datashow e o computador representam o que há de mais tecnológico nesses ambientes de aprendizagem, inseridos numa sala de aula de arranjo espacial tradicional. Na nova etapa do trabalho será analisado o prédio novo do CEAD-UFV por ter sido concebido com abordagem para abrigar novas tecnologias da informação e da comunicação.
Palavras-chave Arquitetura de Escolas, Ambientes de Aprendizagem, Tecnologias da Informação e Comunicação
Forma de apresentação..... Oral
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