Resumo |
O Parlamento Jovem é um projeto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa em conjunto com a Câmara Municipal e tem como matriz o acompanhamento de jovens das redes pública e privada do ensino médio trabalhando a perspectiva da política, fazendo-os capazes de desmistificar o mundo político no qual estão inseridos, adotando um pensamento crítico em relação à sua comunidade. A compreensão do processo de formação política não se restringe apenas ao âmbito escolar e familiar, está inserido, principalmente, no convívio com a sociedade. Mediante a percepção dos jovens da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, a metodologia utilizada procurou atender uma perspectiva qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas e individuais, com uma amostragem de apenas seis estudantes, com questões divididas em categorias de conhecimento, habilidades e traços pessoais para avaliar o que eles entendem enquanto atores do mundo político e sua motivação a partir da atuação no projeto. O material coletado ainda encontra-se em análise substancial, de análise do discurso, contudo, o presente trabalho aponta para algumas percepções sinalizadas no pequeno grupo, procurando pistas significativas sobre essas percepções veiculadas. O resultado deverá ser observado pela conjuntura social da comunidade, da participação da família e da efetiva participação dos jovens em movimentos sociais de bairros e da própria escola. O objetivo será trabalhar o papel desempenhado por eles a partir do âmbito familiar e da escola na definição de atitudes e comportamentos políticos a partir do envolvimento de todo o grupo com o parlamento jovem. As atividades desenvolvidas durante o ano foram assimiladas a partir do tema da sustentabilidade, focando na importância da participação coletiva em prol de uma sociedade mais equânime. Isso foi evidenciado também na prática através do trabalho em equipe na Câmara Municipal com a elaboração de propostas que passarão pela votação na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte. |