Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 626

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Ludymilla Leandra Cupertino Silva
Orientador ANA LIDIA COUTINHO GALVAO
Outros membros AMELIA CARLA SOBRINHO BIFANO
Título Cartografia sociocultural: possibilidade de construção de uma uma identidade cultural no bairro Santo Antônio, Viçosa-MG
Resumo O projeto cartografia sociocultural: possibilidade de construção de uma identidade cultural no bairro Santo Antônio em Viçosa-MG, que vem sendo sediada na UNIEDHS-Unidade Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Humano e Social e que está em andamento desde setembro de 2010, que trabalha ha três anos no bairro, por meio de projetos de pesquisa e extensão, pautados na técnica da pesquisa-ação proposta por Thiollent (1996), procurando trabalhar no lugar de estudo em conjunto com a população estudada.
O projeto pretende alcançar os seguintes objetivos: De forma geral, elaborar apartir da realidade social, uma cartografia sociocultural do bairro Santo Antônio na cidade de Viçosa MG. Especificamente (a) Participação nas reuniões mensais com o grupo de trabalho da cartografia sociocultural. (b) Discussão dos direcionamentos futuros a partir destes dados; (c) Avaliação e reflexão alteração e/ou validação com a comunidade dos resultados obtidos com os indicadores construídos de maneira participativa; (d). Envolvimento do poder púbico. (f) Oficinas; (h) Participação nas reuniões dos conselhos gestores (i) atualizar lista de lideranças do bairro(j) Analisar fatores obtidos pelos mapas.
No que diz respeito a este trabalho, Os resultados obtidos até o momento foram, para o período de atividades 2013, a bolsista ficará responsável em dar continuidade no projeto de forma á atualizar as novas lideranças do bairro uma vez que de suma importância ter este contato sempre que possível atualizado para que se tenha facilidade em convidar os moradores para eventuais reuniões para dar repasse das atividades realizadas; Analisar fatores obtidos pelos mapas elaborados pelo projeto. Também contatemos com organizar uma reunião com a comunidade para avaliação e reflexão dos resultados obtidos com indicadores de maneira participativa dentro dos objetivos para esta etapa do projeto daremos continuidade a Participação das reuniões, dos conselhos gestores para analisar o envolvimento da comunidade com o poder publico, será realizada participações nas reuniões do conselho gestores tanto o conselho municipal de saúde que acontecem toda a terceira segunda de cada mês quanto no conselho de assistência social que acontece toda segunda quanta feira de cada mês isso será feito para que se analise a participação popular e a participação política. Concluímos assim que até o momento o projeto tem buscado estimular a participação da comunidade e contribuir por meio da cartografia tornando aparentes as necessidades dos sujeitos em seu cotidiano, contemplando os aspectos físicos, históricos, sociais, culturais e econômicos, faz-se necessário a instalação de espaços para discussão e a reflexão destes sujeitos; disponibilização de material informacional e o comprometimento com o atendimento de suas necessidades particulares e coletivas.
Palavras-chave cartografia sociocultural, participação popular, Viçosa-MG
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.