Resumo |
1. A geografia do mundo contemporâneo tem seu campo de estudo baseado na relação homem-meio, o ensino e compreensão desse tipo de relação sem que o individuo se encontre dentro dessa realidade ainda se mostra bastante falha.Com isso o ensino de geografia não pode basear-se apenas em atividades desenvolvidas dentro das salas de aula, por meio de aulas expositivas. As aulas práticas e de campo visam suprir essa demanda existente. O ensino de geografia nas instituições públicas do Brasil nos níveis básico e médio, se mostra ainda bastante precário, com isso o presente projeto tem o objetivo de tentar suprir essa carência existente, oferecendo aos alunos de duas escolas da rede pública de ensino esse tipo de atividade. Dentre as duas escolas contempladas pelo projeto, apenas a Escola Estadual Effie Rolfs recebeu, até o presente momento, atividades do projeto. Quanto à outra instituição, a Escola Estadual Capitão Arnaldo Dias de Andrade, situada na cidade de Cajuri, localizada a 17 km de Viçosa, ainda não recebeu ações do trabalho, pois devido ao planejamento do projeto, as atividades nessa escola se concentrarão no final das atividades da bolsa. Com base no Plano Político Pedagógico e por meio de reuniões com os professores envolvidos, ficou acordado que uma aula prática e/ou de campo seriam efetuadas ao final de cada conteúdo tratado nas aulas expositivas dentro das salas, adequando assim o calendário do projeto ao escolar. Dessa maneira ao final do conteúdo “cartografia” foi efetuada uma visita à Mapoteca pertencente à UFV, e ao final do assunto “Climas do Brasil” ocorreu uma visita à Estação Meteorológica, também ligada à UFV. Ambas as aulas foram lecionadas para alunos do 1º Ano do Ensino Médio. A visita à mapoteca ocorreu no dia 17 de maio, e contou com a presença de 12 alunos da Escola Estadual Effie Rolfs, os alunos tiveram contato com cartas do projeto RADAM Brasil, e conheceram alguns aparelhos utilizados na leitura de mapas. Um resultado alcançado nessa intervenção foi o grande interesse surgido pela cartografia geográfica, e também a consolidação do conhecimento que havia sido obtido na sala de aula. A outra atividade desenvolvida pelos alunos do Effie Rolfs foi a visita à Estação Meteorológica, onde eles puderam ter contato com os diversos aparelhos que lá são encontrados, algo que não é tratado nem mesmo em seus livros didáticos. O resultado alcançado foi a total compreensão do funcionamento de uma estação meteorológica, bem como suas aplicações. Até o presente momento as atividades da bolsa se basearam mais na parte burocrática e teórica, tendo atividades propriamente concentradas na segunda metade do ano. Apesar do pouco contato com o público alvo, o projeto até agora se mostrou bastante útil e proveitoso, já que a cada atividade cresce o interesse dos alunos pela educação, mais especificamente no ramo da Geografia. Embora haja pesquisa e ensino o projeto é sobretudo de extensão. |