Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 620

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia humana
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Victor Barroso Rosado
Orientador EDGAR PEREIRA COELHO
Outros membros Saymon Felipe Eugênio Bittencourt, William Moreira Xisto
Título Co-formacao de professores e o ensino de Geografia no campo(us)
Resumo 1. A geografia do mundo contemporâneo tem seu campo de estudo baseado na relação homem-meio, o ensino e compreensão desse tipo de relação sem que o individuo se encontre dentro dessa realidade ainda se mostra bastante falha.Com isso o ensino de geografia não pode basear-se apenas em atividades desenvolvidas dentro das salas de aula, por meio de aulas expositivas. As aulas práticas e de campo visam suprir essa demanda existente. O ensino de geografia nas instituições públicas do Brasil nos níveis básico e médio, se mostra ainda bastante precário, com isso o presente projeto tem o objetivo de tentar suprir essa carência existente, oferecendo aos alunos de duas escolas da rede pública de ensino esse tipo de atividade. Dentre as duas escolas contempladas pelo projeto, apenas a Escola Estadual Effie Rolfs recebeu, até o presente momento, atividades do projeto. Quanto à outra instituição, a Escola Estadual Capitão Arnaldo Dias de Andrade, situada na cidade de Cajuri, localizada a 17 km de Viçosa, ainda não recebeu ações do trabalho, pois devido ao planejamento do projeto, as atividades nessa escola se concentrarão no final das atividades da bolsa. Com base no Plano Político Pedagógico e por meio de reuniões com os professores envolvidos, ficou acordado que uma aula prática e/ou de campo seriam efetuadas ao final de cada conteúdo tratado nas aulas expositivas dentro das salas, adequando assim o calendário do projeto ao escolar. Dessa maneira ao final do conteúdo “cartografia” foi efetuada uma visita à Mapoteca pertencente à UFV, e ao final do assunto “Climas do Brasil” ocorreu uma visita à Estação Meteorológica, também ligada à UFV. Ambas as aulas foram lecionadas para alunos do 1º Ano do Ensino Médio. A visita à mapoteca ocorreu no dia 17 de maio, e contou com a presença de 12 alunos da Escola Estadual Effie Rolfs, os alunos tiveram contato com cartas do projeto RADAM Brasil, e conheceram alguns aparelhos utilizados na leitura de mapas. Um resultado alcançado nessa intervenção foi o grande interesse surgido pela cartografia geográfica, e também a consolidação do conhecimento que havia sido obtido na sala de aula. A outra atividade desenvolvida pelos alunos do Effie Rolfs foi a visita à Estação Meteorológica, onde eles puderam ter contato com os diversos aparelhos que lá são encontrados, algo que não é tratado nem mesmo em seus livros didáticos. O resultado alcançado foi a total compreensão do funcionamento de uma estação meteorológica, bem como suas aplicações. Até o presente momento as atividades da bolsa se basearam mais na parte burocrática e teórica, tendo atividades propriamente concentradas na segunda metade do ano. Apesar do pouco contato com o público alvo, o projeto até agora se mostrou bastante útil e proveitoso, já que a cada atividade cresce o interesse dos alunos pela educação, mais especificamente no ramo da Geografia. Embora haja pesquisa e ensino o projeto é sobretudo de extensão.
Palavras-chave Educação, Geografia, campo
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.