Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 619

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor BARBARA MACHADO ALFRADIQUE
Orientador HELIO PAULO PEREIRA FILHO
Outros membros LEONARDO VAZ DE MELO
Título Ensino de Biologia através de atividades de campo e vivência ambiental na mata da Biologia (Trilha-do-Sauá) utilizando a área verde da escola. Aspectos geográficos da mata.
Resumo       O ensino de biologia utiliza-se de métodos que, muitas vezes, conduzem os estudantes ao constante exercício de memorizar diversos termos e conceitos que não estabelecem significados com a realidade. Assim, surgiu a necessidade de formular novas metodologias que estimulem a atuação do professor e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva, utilizamos como proposta metodológica, atividades de vivência em áreas verdes próximas a escola. A área utilizada para a realização da atividade consiste em um fragmento da mata secundária pertencente à UFV que está situada próximo ao COLUNI. A mata é conhecida popularmente como mata da Biologia, e o local específico dentro da mata, onde as atividades foram realizadas, chama-se Trilha-do-Sauá. A utilização de áreas verdes permite aos estudantes entrarem em contato direto com os assuntos teóricos estudados, contribuindo de maneira significativa para a construção do conhecimento, pois alunos e professores interagem, de forma real, com os elementos estudados. Dessa forma o ensino fica muito mais dinâmico, interessante e eficiente. O levantamento de dados visuais (fotos, mapas) da morfologia da trilha foi o principal objeto de estudo, sendo uma maneira interessante de perceber a biodiversidade local, possibilitando a análise da dinâmica do ecossistema, que sofre interferência de aspectos locacionais cujos principais são: clima e localização geográfica (altitude, latitude, longitude, relevo, etc). A elaboração do mapa é um grande avanço para o estudo da referida trilha pois possibilitará, em estudos futuros, uma localização precisa de aspectos pontuais desta e do próprio observador. Ainda, o levantamento de informações sobre os aspectos geográficos nos possibilita entender, parcialmente, a dinâmica interna da mata e suas características morfoclimáticas.O trabalho realizado contribuiu para a melhoria das relações entre homem e natureza, fomentando a educação ecológica e, particularmente, contribuindo para a conscientização ambiental de estudantes e professores envolvidos. Esse trabalho também reforça a interdisciplinaridade, tão importante para o conhecimento.
Palavras-chave Trilha-do-Sauá, Ensino de Biologia, aspectos geográficos
Forma de apresentação..... Painel
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