Resumo |
O ensino de biologia utiliza-se de métodos que, muitas vezes, conduzem os estudantes ao constante exercício de memorizar diversos termos e conceitos que não estabelecem significados com a realidade. Assim, surgiu a necessidade de formular novas metodologias que estimulem a atuação do professor e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva, utilizamos como proposta metodológica, atividades de vivência em áreas verdes próximas a escola. A área utilizada para a realização da atividade consiste em um fragmento da mata secundária pertencente à UFV que está situada próximo ao COLUNI. A mata é conhecida popularmente como mata da Biologia, e o local específico dentro da mata, onde as atividades foram realizadas, chama-se Trilha-do-Sauá. A utilização de áreas verdes permite aos estudantes entrarem em contato direto com os assuntos teóricos estudados, contribuindo de maneira significativa para a construção do conhecimento, pois alunos e professores interagem, de forma real, com os elementos estudados. Dessa forma o ensino fica muito mais dinâmico, interessante e eficiente. O levantamento de dados visuais (fotos, mapas) da morfologia da trilha foi o principal objeto de estudo, sendo uma maneira interessante de perceber a biodiversidade local, possibilitando a análise da dinâmica do ecossistema, que sofre interferência de aspectos locacionais cujos principais são: clima e localização geográfica (altitude, latitude, longitude, relevo, etc). A elaboração do mapa é um grande avanço para o estudo da referida trilha pois possibilitará, em estudos futuros, uma localização precisa de aspectos pontuais desta e do próprio observador. Ainda, o levantamento de informações sobre os aspectos geográficos nos possibilita entender, parcialmente, a dinâmica interna da mata e suas características morfoclimáticas.O trabalho realizado contribuiu para a melhoria das relações entre homem e natureza, fomentando a educação ecológica e, particularmente, contribuindo para a conscientização ambiental de estudantes e professores envolvidos. Esse trabalho também reforça a interdisciplinaridade, tão importante para o conhecimento. |