Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 618

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Mariana Aparecida Martins Mendes
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Outros membros Giselle Rosado Ferreira, Ludmilla Carneiro Araújo, Vanessa Rosado Ferreira
Título Golden5: mãos unidas por uma educação melhor
Resumo O Programa Golden5 foi criado em 2004 por um grupo de professores de cinco países da Europa (Espanha, Noruega, Polônia, Itália e Bélgica). Trata-se de um Programa que visa melhorar o clima social em sala de aula a partir da atuação dos professores. Apesar da complexidade dos fatores que interferem na aprendizagem e na criação de um bom clima escolar, trata-se de um programa simples, de fácil aplicação e que torna os professores investigadores de sua própria realidade e auxiliam esses na melhoria das relações intra-escolares na sala de aula, desenvolvendo uma consciência critica e reflexiva do seu fazer cotidiano. Apesar da complexidade de fatores que interferem no clima social escolar, o Golden5 tem uma atuação restrita à sala de aula, à ação do professor e pode ser aplicado de forma simples e prática em todos os níveis escolares e também em instituições não escolares. Pesquisas indicam que uma aplicação sistemática nas cinco áreas propostas pelo Programa (Gestão de classe; Construindo relações; Clima social; Aprendizagem Ajustada e Relação família-escola) obtém bons resultados, produzindo efeitos positivos nos estudantes, principalmente para aqueles com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. O ideal é que os professores usem o Golden5 de maneira sistemática, analisando e discutindo seus resultados. O Golden5 parte do princípio que as pessoas são diferentes e tem diferentes formas de aprender, desenvolver e que não se pode esperar o mesmo de todos. O papel do educador é facilitar a todos a construção de seus próprios caminhos.Para obter resultados, é importante que o professor seja capaz de realizar uma aplicação sistemática do Golden5 durante um período analisando seus resultados para cada classe e cada contexto. Ele próprio deve ser capaz de avaliar o que lhe auxilia mais ou menos e como deve utilizar cada ferramenta. Não se trata de uma receita pronta. Tratam-se de novos modos de fazer que devem ser adaptados e remodelados segundo as necessidades de cada realidade. Por isso, os professores são sujeitos ativos neste trabalho, atuando e avaliando sua atuação. Não é um Projeto imposto aos docentes. Estes devem todo o tempo avaliar as possibilidades de sua aplicação, viabilidades, riscos e auxiliar no desenvolvimento e análise deste.É um processo gradual, de observação e experimentação que pode ser vivenciado de maneira diferente por cada professor, pois o Programa permite bastante flexibilidade, oferecendo diversas ferramentas que o professor utiliza segundo as necessidades de cada grupo e cada contexto. Até o momento, realizamos visitas em escolas, um curso de formação para professores e estudantes do PIBID-UFV-Pedagogia e aplicamos questionários visando identificar como os professores lidam com situações difíceis em sala de aula com o objetivo de comparar se houve mudanças após a aprendizagem do Programa Golden5.
Palavras-chave clima social, educação, relação professor - aluno
Forma de apresentação..... Oral
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