Resumo |
O Programa Golden5 foi criado em 2004 por um grupo de professores de cinco países da Europa (Espanha, Noruega, Polônia, Itália e Bélgica). Trata-se de um Programa que visa melhorar o clima social em sala de aula a partir da atuação dos professores. Apesar da complexidade dos fatores que interferem na aprendizagem e na criação de um bom clima escolar, trata-se de um programa simples, de fácil aplicação e que torna os professores investigadores de sua própria realidade e auxiliam esses na melhoria das relações intra-escolares na sala de aula, desenvolvendo uma consciência critica e reflexiva do seu fazer cotidiano. Apesar da complexidade de fatores que interferem no clima social escolar, o Golden5 tem uma atuação restrita à sala de aula, à ação do professor e pode ser aplicado de forma simples e prática em todos os níveis escolares e também em instituições não escolares. Pesquisas indicam que uma aplicação sistemática nas cinco áreas propostas pelo Programa (Gestão de classe; Construindo relações; Clima social; Aprendizagem Ajustada e Relação família-escola) obtém bons resultados, produzindo efeitos positivos nos estudantes, principalmente para aqueles com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. O ideal é que os professores usem o Golden5 de maneira sistemática, analisando e discutindo seus resultados. O Golden5 parte do princípio que as pessoas são diferentes e tem diferentes formas de aprender, desenvolver e que não se pode esperar o mesmo de todos. O papel do educador é facilitar a todos a construção de seus próprios caminhos.Para obter resultados, é importante que o professor seja capaz de realizar uma aplicação sistemática do Golden5 durante um período analisando seus resultados para cada classe e cada contexto. Ele próprio deve ser capaz de avaliar o que lhe auxilia mais ou menos e como deve utilizar cada ferramenta. Não se trata de uma receita pronta. Tratam-se de novos modos de fazer que devem ser adaptados e remodelados segundo as necessidades de cada realidade. Por isso, os professores são sujeitos ativos neste trabalho, atuando e avaliando sua atuação. Não é um Projeto imposto aos docentes. Estes devem todo o tempo avaliar as possibilidades de sua aplicação, viabilidades, riscos e auxiliar no desenvolvimento e análise deste.É um processo gradual, de observação e experimentação que pode ser vivenciado de maneira diferente por cada professor, pois o Programa permite bastante flexibilidade, oferecendo diversas ferramentas que o professor utiliza segundo as necessidades de cada grupo e cada contexto. Até o momento, realizamos visitas em escolas, um curso de formação para professores e estudantes do PIBID-UFV-Pedagogia e aplicamos questionários visando identificar como os professores lidam com situações difíceis em sala de aula com o objetivo de comparar se houve mudanças após a aprendizagem do Programa Golden5. |