Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 611

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de História
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Paulo Henrique Cotta Quintão
Orientador RUBENS LEONARDO PANEGASSI
Outros membros Renato Lopes Coelho, Tawani Mara de Sousa Paiva
Título Licenciatura e educação popular: a disciplina de história numa perspectiva de cursinho popular.
Resumo A disciplina de História do Cursinho Popular de Paula Cândido tem como objetivo ministrar aulas pautadas no diálogo, caminhando segundo as demandas surgidas dos educandos e usando como ferramenta pedagógica os conceitos da Educação Popular. Com aulas quinzenais, o trabalho do bolsista não se limita aos espaços de sala de aula, mas busca também integrar-se à coordenação e à articulação dos cursinhos no intuito de construir um contínuo diálogo com a comunidade e com a prefeitura tendo em vista garantir a estrutura necessária à continuação do projeto. Some-se a isto a participação em espaços de formação, tais como o Segundo Fórum dos Cursinhos Populares da Zona da Mata Mineira (realizado na cidade de Espera Feliz), grupos de estudo entre os educadores para discussão do papel da Educação Popular na sociedade e seminários com a comunidade de Paula Cândido para apresentar as bases de organização de um Cursinho Popular. No cursinho, com o decorrer das aulas, foram trabalhados, além do conteúdo exigido pelo Exame Nacional do Ensino Médio, temas como preconceito, etnocentrismo, o papel da mulher, entre outros assuntos, seguidos sempre por atividades que visam a resolução de exercícios do ENEM. Com o passar do tempo é perceptível uma melhora significativa no desenvolvimento da análise crítica dos textos e no interesse pelos conteúdos. Esse quadro é percebido pela ativa participação dos educandos nas discussões e feitas por eles entre o conteúdo estudado e seu cotidiano. Ao longo de nossas atividades propusemos um “aulão”, integrando as disciplinas de História, Cultura e Cidadania e Literatura, que, através dos pressupostos da interdisciplinaridade, trabalhamos o tema “a arte e os seus significados”, realizado durante todo o dia na “Casa da Cultura de Paula Cândido” e teve como proposta de intervenção a organização da biblioteca da cidade, que uniu educadores e educandos no contato com os mais diversos títulos contidos nesse espaço. Assim, embora estejamos na metade do projeto, consideramos que grandes resultados foram atingidos, principalmente no incentivo e respeito às capacidades individuais, fazendo com que os jovens de Paula Cândido percebam a possibilidade de ascensão a um curso superior como uma realidade e não mais como simples projeto distante e inacessível.
Palavras-chave Licenciatura em história, educação popular, movimento social
Forma de apresentação..... Oral
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