Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 588

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Gabriela Rodrigues de Castro
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros Cíntia Castro Monteiro
Título Entrelaçando Cotidianos: O facebook como ferramenta de integração entre a universidade e a escola básica.
Resumo Este trabalho tem como finalidade apresentar parte dos resultados do projeto de extensão Entrelaçando Cotidianos, desenvolvido no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. O projeto objetiva criar um grupo de Formação inicial e Continuada, que partilhe e compartilhe vídeos, notícias, livros, tirinhas, experiências de ensino, dentre outros. Vislumbramos diferentes participações, primeiro virtualmente e posteriormente ou concomitantemente presencial, formando grupos de estudos entre professores atuantes na escola de Educação Básica, docentes de Ensino Superior, estudantes de licenciaturas, e quem mais se interessar. Para entrelaçar as diferentes perspectivas, optamos pelos estudos sobre o cotidiano escolar, respaldados por Carlos Eduardo Ferraço, Nilda Alves, dentre outros. Nesta perspectiva, Fontoura (2011) pontua que “um projeto de relação escola básica-universidade é importante, pois oportuniza o intercâmbio de instituições, profissionais, saberes e práticas, através da articulação entre os espaços formativos e de atuação da docência.” Para organizar grupos permanentes de diálogos entre a universidade e a educação básica utilizamos as redes sociais já existentes. Criamos uma página no facebook, onde os textos são postados para promover debates online e presenciais. Neste trabalho apresentamos o impacto desta ferramenta de forma a identificar algumas conexões realizadas na troca de saberesfazeres entre profissionais da educação de diferentes instâncias. Desde a sua criação há três meses tivemos alcance a cento e trinta e seis pessoas e a média de cento e trinta e uma visualizações a cada postagem. Alunos de diversos períodos do curso de pedagogia, alunos de outras licenciaturas, vários professores do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, pessoas de outras cidades, tais como Petrópolis, Bocaiúva, Porto Alegre, Niterói, São Paulo, dentre outras, “curtiram” Entrelaçando Cotidianos no Facebook. Este movimento inicial de múltiplos territórios mostra o quanto esta ferramenta pode ser potencializadora de bons encontros. Uma vez que as pessoas não precisam se deslocarem para terem acesso ao projeto, este não se limita somente a região local, mas se amplia em territórios diversos. Acreditamos ser esta uma forma de romper a barreira existente entre a universidade e a cidade, superando preconceitos, proporcionando encontros e produzindo agenciamentos. Com isso, esperamos que teoria e prática se fundem, se misturem e desencadeiem reflexões que possibilitem uma melhor compreensão na/da sala de aula.
Palavras-chave Cotidiano, formação continuada e inicial, redes sociais.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,59 segundos.