Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 584

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Walter Alves de Paula Neto
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Outros membros Aline da Fonseca Campos, Gabriel Alves Rodrigues, Monalisa Aparecida do Carmo, Wadson Ribas de Almeida
Título Relato de Experiência do uso de filmes nas aulas de História no Ensino Fundamental
Resumo Durante o 2º bimestre do ano letivo de 2013, os alunos do 9º ano da Escola Estadual Effie Rolfs tiveram contato com o conteúdo: “Crises e totalitarismos”, onde era discutido o período do “Entre Guerras”, a “Crise de 1929” e o surgimento do “nazifascismo” na Europa. Após as aulas expositivas sobre o surgimento do fascismo em suas diversas faces pela Europa, percebeu-se uma dificuldade, por parte dos alunos, em compreenderem de que forma esse movimento de extrema direita chegou ao poder de forma tão rápida. Buscando exemplificar para os alunos de forma mais dinâmica o crescimento dos partidos fascistas, tanto na Itália de Mussolini e na Alemanha de Hitler, foi pensada pelo grupo uma atividade de reflexão e análise do filme “A Onda” de 1981, para todas as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da E. E. Effie Rolfs, podendo ser esta atividade estendida para alunos do Ensino Médio, principalmente para o 2º ano. O filme conta a história de uma experiência real, onde um professor – para exemplificar aos alunos sobre o crescimento dos partidos fascistas e a aceitação da população em relação a esses grupos, cria um grupo na sala de aula, com lemas, símbolos e códigos de conduta rígidos. A intenção de passar este filme veio do seu fácil acesso pelos alunos, facilmente encontrando para download em diversos sites de compartilhamento na internet e seu caráter didático. A atividade consistia na exibição em duas partes do filme, devido à distribuição dos horários de aula das turmas e após a exibição do filme, foi passada aos alunos uma atividade de interpretação. Nesta atividade, era pedido aos alunos que relacionassem diversos pontos dos governos totalitários como: “uso de lemas, uniformes, símbolos e gestos” e “presença de um líder forte e respeitado”, facilmente encontrados pelos alunos durante a exibição do filme, com o que foi estudado em sala de aula, como uma atividade avaliativa. Durante a correção da atividade foi fácil perceber que o filme auxiliou os alunos a perceberem como, através de certos rituais, códigos e sentimentos de união, os partidos fascistas se aproveitaram da situação em que se encontravam os países trabalhados pelo livro didático (Itália e Alemanha), para subirem ao poder de forma rápida e instaurarem seus governos autoritários de extrema-direita. Mostrando assim a eficácia do uso de filmes em sala da aula, ou seja, trazer diversos elementos da cultura do aluno, como filmes, documentários e séries de TV, auxiliam bastante o professor no momento do entendimento e interpretação do conteúdo.
Palavras-chave Ensino, História, Filme
Forma de apresentação..... Painel
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