Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 574

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História política e cultura
Setor Departamento de História
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Raniel Barbosa Chaves
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Outros membros Mariane Carlita Modesto Azevedo
Título Um painel da ação inquisitorial na Modernidade luso-brasílica: intolerância, perseguição e documentos
Resumo Este trabalho teve como objetivo analisar a presença e atuação do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição na Modernidade luso-brasílica, a partir da catalogação e consulta das fontes produzidas pelo e sobre o Tribunal do Santo Ofício.
O trabalho foi desenvolvido em conjunto por dois bolsistas – Raniel Barbosa Chaves e Mariane Carlita Modesto Azevedo, ambos estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alice Loureiro. A orientação do trabalho coube ao Professor Angelo Adriano Faria de Assis, do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa.
Foram estabelecidos como objetivos para o projeto “Um painel da ação inquisitorial na modernidade luso-brasílica: intolerância, perseguição e documentos” alcançar algumas observações e reflexões, bem como uma ação concreta de pesquisa.
Como foco do projeto está o objetivo de, buscar imagens, textos e artigos relacionados a Inquisição ao longo dos tempos.
O projeto consistiu na consulta a acervos variados que possuíssem fontes relativas à atuação a Inquisição, como imagens, textos acadêmicos, livros, sites etc. Dentre as atividades incluídas durante o desenvolvimento do trabalho, citamos a leitura de livros sobre o tema do projeto, pesquisa de sites na internet para melhor entendimento do assunto, análise e levantamento de artigos e gravuras que ilustram os acontecimentos ao longo de todo período em que a Inquisição perdurou. Além disso, as pesquisas também foram realizadas na Biblioteca Central da UFV.
Como resultado das varias pesquisas realizadas ao longo desse período se adquiriu um maior conhecimento sobre o assunto, alem de uma coleção arquivos dos mais variados tipos, desde simples imagens ate artigos e textos acerca do tema do projeto, nesses textos coletados há varias informações sobre como ocorreu a inquisição no Brasil, como ela começou, para que ela foi criada, os métodos de torturas praticados pelos inquisidores, entre muitas outras informações.
Ao longo do desenvolvimento das atividades relativas ao trabalho, os envolvidos tiveram vários momentos de interação com o trabalho de pesquisa em história, consultando fontes e arquivos, catalogando e identificando documentos, construindo um acervo documental rico e variado que permitirá a consulta por outros pesquisadores no futuro.
Nesta apresentação, serão demonstrados os resultados da coleta de fontes documentais pelos bolsistas, principalmente no que diz respeito às representações iconográficas relativas ao Tribunal do Santo Ofício e sua atuação nos espaços de presença inquisitorial. Espera-se que este trabalho possibilite novas pesquisas sobre o tema pelos alunos envolvidos, bem como funcione como um incentivo aos futuros estudantes de História.
Palavras-chave Inquisição, Modernidade luso-brasílica, intolerância religiosa
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.