Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 560

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Paula Miranda
Orientador ORLANDO PINHEIRO DA FONSECA RODRIGUES
Outros membros Danielle Aline Ribeiro dos Santos, Eliete da Conceição Bernardo
Título Jogos didáticos: um estímulo à aprendizagem
Resumo A aprendizagem significativa, segundo as novas teorias da aprendizagem, se dá por meio da troca professor-aluno e não pela transmissão de conhecimentos como normalmente ocorre. Os alunos além de apreenderem o que lhes foi passado pelo professor devem, a partir dessas novas informações, serem capazes de produzir outros pensamentos seguindo um raciocínio lógico e usando sua criatividade. O professor que deseja alcançar essa meta pode utilizar-se de várias metodologias didáticas, dentre as quais estão os jogos educativos, que por seu caráter lúdico tem a capacidade de despertar o interesse dos educandos. O presente trabalho tem por objetivo, descrever a utilização dos jogos didáticos como fator estimulante aos estudos de conteúdos físicos, como ferramentas alternativas para o ensino da física. Acreditamos que esta metodologia contribui para uma aprendizagem significativa favorecendo a cognição, a motivação, a afeição, possibilita o desenvolvimento das habilidades para o trabalho em equipe, além de favorecer as interações sociais entre alunos e entre professor e aluno, que é uma condição fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. O jogo “Os caminhos da física” foi elaborado de acordo com estudos teóricos, no que se refere a jogos didáticos, e também utilizando o livro base adotado pelo terceiro ano do ensino médio nas escolas em que está sendo aplicado. Este consiste em uma trilha de quarenta casas, onde dessas, dezesseis contém pontos de interrogação, que representam questões a serem respondidas sobre o conteúdo específico, das quais dez são teóricas e seis necessitam de cálculo, essas estão dispostas em um baralho a parte. Para formular suas respostas, os alunos podem consultar o livro didático. Os alunos avançam as casas jogando um dado, e o número da face sorteada representa quantas casas poderão ser deslocadas pelo pino que representa tal jogador. A turma é dividida em grupos maiores, e em seguida os subdividimos. As regras são explicadas e então damos início ao jogo. Vence quem chegar primeiro ao final da trilha. O conteúdo específico do jogo é eletromagnetismo. Ele está sendo aplicado desde o segundo bimestre letivo deste ano e continuará sendo executado até o final do ano, sempre uma semana antes das provas, ou seja, são realizados duas vezes durante o bimestre. Têm a duração de duas aulas consecutivas (100 minutos). Os resultados são obtidos através de questionários aplicados aos alunos e ao professor e também pela análise das notas das provas realizadas na semana seguinte. Espera-se que essas melhorem em comparação com o bimestre anterior e que os alunos se sintam mais motivados a estudar física e ler o livro didático. Este trabalho foi financiado pelo programa CAPES/PIBID-UFV.
Palavras-chave jogos educativos, aprendizagem significativa, lúdico
Forma de apresentação..... Painel
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