Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 533

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Louise Vidigal Pinto Coelho
Orientador AMELIA CARLA SOBRINHO BIFANO
Outros membros Júlia Maciel de Souza Araújo
Título Troca de saberes como novo modelo de aprendizado na produção de quitutes em Viçosa - MG.
Resumo Introdução: O Projeto “Maneiras de ser e de fazer: valorização dos saberes e dos sabores culturais em Viçosa-MG” vinculado à UNIEDHS – Unidade Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Humano e Social que está sendo realizado no Bairro Santo Antônio desde 2010, sugere discutir a inclusão social tendo em vista a valorização do ofício de quituteiro e do saber “não formal” dessa população por meio da valorização dos saberes femininos.
Objetivo: Seu objetivo consiste em construir conjuntamente com a população que habita um dos bairros periféricos da cidade de Viçosa, a história de seus saberes, suas matrizes sociais e econômicas, bem como as particularidades do processo de produção como aspecto valoroso e que imprime significado aos produtos artesanais desenvolvidos no Bairro Santo Antônio.
Especificamente pretende-se realizar grupo de trocas de saberes, conhecer a história desses grupos, como surgiram, quais dificuldades, como conseguem se manter hoje em dia. E curso de aprendizagem para as mulheres envolvidas no projeto.
Principais ações: Segundo Miranda (s.d) troca de saberes é uma estratégia pedagógica de extensão que tem como objetivos a socialização das pesquisas produzidas na universidade com os sujeitos envolvidos e a ampliação da percepção de interdisciplinaridade junto aos pesquisadores. Para a troca de saberes realizamos visitas técnicas a unidades de produção alimentícia artesanal para entendermos como funcionavam e nos apropriar de seus conhecimentos.
Resultados: As trocas de saberes foram realizadas em unidades de produção alimentícia artesanal, foram feitas visitas técnicas à Padaria Mãos de Fibra localizada no bairro da Violeira em Viçosa-MG, Padaria Artesanal de São Miguel do Anta-MG e unidades de produção que seguem um sistema de economia familiar em Venda Nova do Imigrante-ES. Foram realizados também um curso de boas práticas e controle de qualidade ministrados pela Emater às mulheres participantes do projeto.
Conclusão: Conclui-se que a troca de saberes é uma experiência positiva, que possibilita o grupo ver outras realidades, que hoje em dia estão com o sucesso na venda de suas mercadorias mais que já passaram por varias dificuldades e mesmo assim não desistiram. É esse sentimento que queremos passar para o nosso grupo de estudo.
Palavras-chave Troca de saberes, Saberes Femininos, Quitute
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.