Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 504

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Rafaella da Silva Cruz
Orientador JOSARLETE MAGALHAES SOARES
Outros membros GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO, Gustavo Oliveira Costa, MARISTELA SIOLARI DA SILVA
Título Diálogos e aprendizagens acerca da educação urbana: curso de capacitação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo O presente trabalho visa apresentar um novo eixo de trabalho incluído este ano no Projeto de Extensão “Educação Urbana e Patrimonial: construindo sociabilidade e cidadania na microrregião de Viçosa/MG”. O Projeto foi criado em 2007 com o objetivo de construir, junto com as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental, uma visão de mundo diferente daquela difundida pelos veículos de comunicação em massa, visando uma maior preocupação com a cidade, que é o seu principal objeto de estudo, além de trabalhar valores como respeito, solidariedade, coletividade por meio de atividades reflexivas, como debates em sala de aula, desenhos, exposição de vídeos, imagens que proporcionem pensar a realidade urbana e sua complexidade. Ao longo dos anos, o Projeto Educação Urbana foi sofrendo adaptações e em 2013 foi criado o Curso de Capacitação de Professores, oferecido aos educadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental nos municípios de Viçosa, Paula Cândido, Coimbra, Teixeiras e Cajuri. Foram oferecidas, no total, 30 vagas. Este curso foi ministrado pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, orientados pelos docentes que participam do Projeto e foi dividido em quatro módulos, os quais abordaram os seguintes temas, nesta ordem: as cidades contemporâneas e a educação urbana; meio ambiente e sustentabilidade; patrimônio histórico-cultural e participação política. Os módulos, que no conjunto totalizaram 16 horas/aula, foram compostos por aulas expositivas acerca dos temas abordados, realização de dinâmicas, debates e apresentação de sugestões de atividades a serem trabalhadas junto às crianças nas escolas. O curso foi uma oportunidade de trocar experiências e aprendizagens com os educadores, perceber como estes trabalham as temáticas urbanas em suas aulas e estabelecer um vínculo direto entre universidade e sociedade, propondo intervenções, o que é um dos principais objetivos da extensão universitária. Ademais, o curso proporcionou a expansão da Educação Urbana a várias escolas que não são atendidas diretamente pelo Projeto de Extensão, possibilitando aos educadores participantes tornarem-se agentes multiplicadores desses saberes, tão importantes para a formação da consciência crítica e da cidadania de todos os envolvidos no processo. O curso também proporcionou aos integrantes do Projeto Educação Urbana um maior conhecimento acerca de como os temas referentes ao espaço urbano vem sendo abordados nas escolas.
Palavras-chave capacitação de professores, educação urbana, troca de experiências
Forma de apresentação..... Oral
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