Resumo |
Com a finalidade de aprimorar o ensino de Geografia, dando foco á temática da climatologia, o projeto buscou organizar um conjunto de metodologias de ensino, a fim de criar mecanismos de melhor compreensão e aprendizagem, abrindo espaço para despertá-los a curiosidade. Este tema se mostra presente no cotidiano da sociedade e muitas vezes, não possui a compreensão necessária pela população. Por conta disso, o objetivo do projeto consiste em investigar quais são os assuntos relacionamos a climatologia abordada se de que forma, os mesmo são ensinados e compreendidos pelos alunos do Ensino médio e nível superior, com intuito de desenvolver e aplicar atividades de oficina e métodos mais instigantes, com intenção de despertar e potencializar o ensino da climatologia. Tendo como foco facilitar o aprendizado dos alunos, bem como ajudar o professor a ter uma aproximação maior com seus discentes, o que deixa a aula mais “interessante”, acaba por instigar a vontade de adquirir conhecimento do aluno. Então a priori, optou-se uma análise do livro didático utilizado em uma escola publica de Viçosa-MG – Escola Estadual Effie Rolfs, para que fossem detectados quais eram os conteúdos abordados com menor ênfase no livro, a fim de poder elaborar intervenções para reforçar o aprendizado do alunado. Após observado o pouco destaque que era dado a questão de aparelhos meteorológicos, quais suas funções, qual sua importância, como criar um aparelho, etc, resolveu-se fazer uma intervenção durante uma aula da turma do 1° ano do ensino médio, com o aval do professor Ministrante da disciplina de Geografia e da Diretoria, levando os alunos a estação meteorológica da Universidade Federal de Viçosa. Está intervenção foi realizada no dia 07/05/13, e se mostrou satisfatória do ponto de vista do conhecimento e da participação dos envolvidos. Assim estas intervenções de caráter prático, irão se estender durante o mês de agosto e setembro, por considerarmos uma maneira eficaz e que colabora para o aprendizado dos alunos. Para comprovar que estas intervenções poderão render resultados satisfatórios, um questionário foi aplicado ao alunado antes do inicio das atividades, e outra será aplicado após o fim das atividades. Dessa forma, pode-se mensurar e quantificar o quanto as “ aulas práticas” contribuíram para o aprendizado. Ressaltando que as estás intervenções serão realizadas com a turma de ensino superior de Geografia da UFV, na disciplina de GEO120 (Climatologia Geográfica), porém não existe uma data defina, devido ao início do semestre letivo no começo de outubro. Com isto, poderemos chamar a atenção da população e mostrar o quanto o conhecimento de geografia e principalmente de climatologia é importante, para compreender a dinâmica da natureza e como está atua constantemente no cotidiano do homem e da sociedade. |