Resumo |
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem desenvolvendo um trabalho na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde 1987, data em que iniciou-se um projeto de alfabetização de adultos. Em 1984, a ASAV (Associação dos Servidores Técnicos Administrativos da UFV) realizou sua primeira Assembléia Geral e um dos pontos principais desta foi a reivindicação da criação de um espaço para alfabetização dos funcionários dessa instituição, já que foi constatada uma porcentagem de 30% de analfabetismo entre esses. Nessa época, haviam apenas turmas de alfabetização e as aulas eram ministradas por estudantes de Pedagogia da UFV. Em meados de 1995, o curso passou a oferecer também turmas do primeiro e do segundo segmento do ensino fundamental, tendo sido alterada, então, sua denominação, de Projeto de Alfabetização, para Núcleo de Educação de Adultos (NEAd). O projeto vem acontecendo, então, há 26 anos. No início, as aulas eram oferecidas apenas para os funcionários da UFV, mas com o tempo, esse atendimento se estendeu para toda a comunidade viçosense. Os educandos do NEAD dedicam 10 horas semanais aos estudos e as aulas ocorrem nos horários de 7 às 9 horas e de 13 às 15 horas, abrangendo a Alfabetização, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Inclusão Digital. O NEAD é, hoje, um espaço de formação de educadores de jovens e adultos, onde graduandos das licenciaturas têm a oportunidade de vivenciar a docência em turmas de EJA. Os principais objetivos do NEAd, portanto, estão voltados então para a formação de educadores, já que o curso de Pedagogia oferece apenas uma disciplina obrigatória e uma disciplina optativa sobre a Educação de Jovens e Adultos e as licenciaturas não oferecem nenhuma disciplina de EJA. Nesse sentido, o NEAD oferece diferentes momentos de formação para os estagiários que atuam nesse espaço, dentre eles, cursos sobre temáticas diversas, relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, grupos de estudos sobre variados textos sobre o tema, participação em Fóruns de EJA e reuniões pedagógicas semanais, quando ocorre a reflexão sobre a prática docente. Com base nestes momentos formativos, os estagiários atuam em sala de aula, articulando teoria e prática. As metodologias utilizadas são fundamentadas nos preceitos do educador Paulo Freire, priorizando-se o diálogo, a liberdade de expressão e a socialização dos indivíduos envolvidos na ação. Podemos concluir que o estágio no Nead tem sido uma efetiva oportunidade de formação para os educadores, proporcionando experiência e prática docente, fazendo com que estes conheçam a realidade da Educação de Jovens e Adultos, reflitam sobre essa e atuem de forma consistente, levando em consideração as especificidades dessa modalidade de ensino. |