Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 497

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jessica de Freitas Lopes
Orientador ROSA CRISTINA PORCARO
Outros membros Ana Paula Ambires da Silva, Daniela Saraiva Mafia, Paula Ferreira Martins
Título O NEAD como espaço de formação docente
Resumo A Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem desenvolvendo um trabalho na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde 1987, data em que iniciou-se um projeto de alfabetização de adultos. Em 1984, a ASAV (Associação dos Servidores Técnicos Administrativos da UFV) realizou sua primeira Assembléia Geral e um dos pontos principais desta foi a reivindicação da criação de um espaço para alfabetização dos funcionários dessa instituição, já que foi constatada uma porcentagem de 30% de analfabetismo entre esses. Nessa época, haviam apenas turmas de alfabetização e as aulas eram ministradas por estudantes de Pedagogia da UFV. Em meados de 1995, o curso passou a oferecer também turmas do primeiro e do segundo segmento do ensino fundamental, tendo sido alterada, então, sua denominação, de Projeto de Alfabetização, para Núcleo de Educação de Adultos (NEAd). O projeto vem acontecendo, então, há 26 anos. No início, as aulas eram oferecidas apenas para os funcionários da UFV, mas com o tempo, esse atendimento se estendeu para toda a comunidade viçosense. Os educandos do NEAD dedicam 10 horas semanais aos estudos e as aulas ocorrem nos horários de 7 às 9 horas e de 13 às 15 horas, abrangendo a Alfabetização, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Inclusão Digital. O NEAD é, hoje, um espaço de formação de educadores de jovens e adultos, onde graduandos das licenciaturas têm a oportunidade de vivenciar a docência em turmas de EJA. Os principais objetivos do NEAd, portanto, estão voltados então para a formação de educadores, já que o curso de Pedagogia oferece apenas uma disciplina obrigatória e uma disciplina optativa sobre a Educação de Jovens e Adultos e as licenciaturas não oferecem nenhuma disciplina de EJA. Nesse sentido, o NEAD oferece diferentes momentos de formação para os estagiários que atuam nesse espaço, dentre eles, cursos sobre temáticas diversas, relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, grupos de estudos sobre variados textos sobre o tema, participação em Fóruns de EJA e reuniões pedagógicas semanais, quando ocorre a reflexão sobre a prática docente. Com base nestes momentos formativos, os estagiários atuam em sala de aula, articulando teoria e prática. As metodologias utilizadas são fundamentadas nos preceitos do educador Paulo Freire, priorizando-se o diálogo, a liberdade de expressão e a socialização dos indivíduos envolvidos na ação. Podemos concluir que o estágio no Nead tem sido uma efetiva oportunidade de formação para os educadores, proporcionando experiência e prática docente, fazendo com que estes conheçam a realidade da Educação de Jovens e Adultos, reflitam sobre essa e atuem de forma consistente, levando em consideração as especificidades dessa modalidade de ensino.
Palavras-chave Educação de jovens e adultos, formação docente, Núcleo de Educação de Adultos
Forma de apresentação..... Painel
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