Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 478

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Lilian Mara Nunes Maia
Orientador CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO
Outros membros Guilherme Henrique Naves de Oliveira, Luciana Pimenta de Paula, Victor Kelles Tupy da Fonseca, Wanderlúcio Rodrigues Andrade
Título PEPS- SE: promovendo a conscientização em saúde
Resumo Introdução:O Projeto Escola Promotora de Saúde-Sala de Espera nasce vinculado ao Programa MedCons. O MedCons objetiva operacionalizar um espaço criativo de estratégias para a aplicação consciente e transformadora do saber médico, utilizando-se, para isso, das tecnologias de informação e comunicação empregadas na telemedicina. Essas estratégias visam promover a educação continuada em saúde, a fim de fortalecer o contexto de autocuidado e enfocar a melhora da qualidade de vida em seu entorno. O PEPS-SE representa uma estratégia para potencializar o intercâmbio de informações em saúde com a comunidade de Viçosa e região, por meio de terminais de telemedicina de baixo custo (TTBCs).Objetivos:O projeto visa explorar o potencial educativo que as salas de espera oferecem, objetivando inserir a comunidade de Viçosa e região num contexto mais forte de autocuidado e autoproteção com a saúde. Pretende-se criar um ciclo de transmissão de informações: AcademiaSalas de EsperaComunidade, para levar um envolvimento maior entre a academia e a comunidade e proporcionar benefícios reais para ambas.Descrição das principais ações:As ações desenvolvidas pelo grupo extensionista são: produção das FICS (ferramentas informacionais compartilhadas em saúde), por exemplo vídeos, texto e imagens a serem transmitidas nos TTBCs; planejamento da compra dos televisores LCD e/ou LED e da instalação destes nas salas de espera; fortalecimento de parcerias com empresários de Viçosa e região interessados em apoiar o projeto; alimentação dos TTBCs com informações em saúde atualizadas e sintonizadas com a realidade regional, como , por exemplo, informações sobre as doenças sazonais de grande prevalência na região e outras doenças epidemiologicamente relevantes.; elaboração do questionário para avaliação do projeto pela comunidade, que será aplicado, em breve, nas salas de espera.Resultados:Até o momento, o projeto alcançou os seguintes resultados: produção de vídeos por áreas (saúde do adulto e idoso; saúde da criança e adolescente; saúde da mulher; saúde mental) feitos pelo grupo extensionista, 2) TTBC na maternidade do Hospital São Sebastião, em Viçosa, 3) Aquisição de uma TV LED e apoio para compra do suporte da mesma, para iniciar um novo TTBC na Divisão de Saúde, 4) Criaçõ da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva. Conclusões:O PEPS-SE, ao explorar o contexto das salas de espera e os recursos dos TTBCs, faz chegar à população informações básicas em saúde, que são úteis no cotidiano das famílias e que fortalecem o autocuidado. Atualmente, já se sabe que os principais determinantes da saúde são exteriores ao sistema de tratamento. O modo, condições e estilos de vidas influenciam sobremaneira. Assim, estratégias semelhantes às do PEPS-SE- que estimulam o autocuidado, visando à qualidade de vida e redução a vulnerabilidade e os riscos- são as maneiras mais efetivas de evitar agravos à saúde, além de reduzir os gastos financeiros mais onerosos da atenção secundária e terciária em saúde.
Palavras-chave autocuidado, educação, tecnologia
Forma de apresentação..... Painel
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