Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 465

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Everalda Ribeiro da Silva
Orientador JOZIANE FERRAZ DE ASSIS
Outros membros Catia de Souza Vicente
Título Espanhol no cursinho popular: cidadania e formação de professores
Resumo Neste intercâmbio de experiência apresentamos os resultados do trabalho desenvolvido no projeto de extensão “Espanhol no cursinho popular: cidadania e formação de professores”, em 2012, no Cursinho Popular Paula Cândido (CPPC). O CPPC surgiu em 2010 e, desde sua criação, oferece aulas semanais aos sábados na Escola Municipal Antônio Faustino Duarte em Paula Cândido/MG. Entretanto, somente a partir de 2012, o espanhol passou a figurar no CPPC, com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária – PIBEX/UFV. O projeto teve por objetivos: a. implantar o ensino de Língua Espanhola no CPPC, visando a atender a demanda da comunidade da região, preparando os alunos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e outros exames de seleção para o ensino superior; b. romper com os mitos envolvidos no ensino de Língua Espanhola, principalmente aqueles relacionados à ideia de que esta é uma língua fácil que não requer estudos e c. contribuir para o processo de formação da graduanda em Letras. As aulas de espanhol se baseiam em leitura e compreensão de textos, já que este é o modelo de avaliação do ENEM, e, de acordo com a matriz de referência do Exame, o aluno deve utilizar a língua estrangeira como acesso a informações sobre outros grupos sociais. As aulas são quinzenais e sua preparação e supervisão ocorrem em reuniões semanais com a coordenadora e em reuniões com os demais envolvidos no Cursinho Popular, bolsistas de outras disciplinas e coordenadores. Quanto aos resultados alcançados, eles se referem tanto aos alunos do CPPC quanto à bolsista. Os primeiros se beneficiam, pois têm acesso à aprendizagem de uma língua estrangeira e podem, consequentemente, ampliar seu conhecimento de mundo, possibilitando-lhes mais que uma via de acesso a um curso superior, a conquista de recursos que potencializem sua cidadania. A bolsista se beneficia com o trabalho desenvolvido, já que pode colocar em prática os conhecimentos construídos nas disciplinas do curso e refletir sobre sua experiência, conquistando novos saberes sobre a futura profissão.
Palavras-chave Espanhol, Educação popular, Formação de professores.
Forma de apresentação..... Oral
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