Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 449

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, FUNARBE
Primeiro autor Thais Rocha Barbosa
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Aline Aparecida de Oliveira Campos, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, LECI SOARES DE MOURA E DIAS, Luciana Saraiva da Silva
Título Inovação, capacitação e (trans)formação do processo ensino-aprendizagem na UFV: integrando tecnologias, áreas de conhecimentos e campi
Resumo De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), nos moldes idealizados pelo Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, está diretamente vinculada à transformação na formação dos estudantes de graduação. Neste sentido, as universidades e por extensão os docentes ocupam papel estratégico na (trans)formação das práticas pedagógicas e dos currículos, ampliando a formação tradicional com ênfase na técnicas, para uma formação que trabalhe de forma interdisciplinar e integradora temas transversais, tais como, a saúde enquanto politica social e a cidadania. Tendo como referencia as demandas do mundo atual, destacam-se as necessidades de utilização das Tecnologias Educacionais Emancipatórias (TEE), criadas a partir de experiências e conhecimentos de forma a originar produtos e processos com o objetivo de transformação social e emancipação dos sujeitos. Destaca-se também as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que disponibilizam conteúdos no ambiente tecnológico por meio de recursos, como textos, sons, animações, softwares e vídeos. Destarte, criou-se na UFV, por meio da Parceria entre o Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS), a Pró-reitoria de Ensino, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição e a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distancia (CEAD), a disciplina NUT-NUR 493-Tópicos em Politicas de Saúde e Cidadania. O objetivo deste estudo é relatar esta proposta inovadora que inclui além da formação dos estudantes, a capacitação de tutores. Metodologia: A disciplina está sendo desenvolvida nos espaços acadêmicos da UFV, nos 2 campi, localizados em Viçosa e Rio Paranaíba, integrados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, intercalando encontros presenciais e a distancia. Os sujeitos que compõem o estudo compreendem a 30 estudantes de graduação dos referidos campi, que optaram por cursar a disciplina, e um total de 11 tutores que estão sendo capacitados (docentes e estudantes da pós-graduação) para mediação dos processos de ensinagem a serem desenvolvidos. Resultados: A disciplina encontra-se em andamento e trata de temáticas visando: a transversalidade do conhecimento de forma crítica e reflexiva; o estabelecimento de diálogos entre o processo de trabalho e as estratégias pedagógicas inovadoras; o desenvolvimento de competências pedagógicas (conhecimentos, habilidades e atitudes),e a aquisição de competências digitais. Considerações finais: O desenvolvimento do projeto possibilitará a análise e o registro de informações acerca das TEE em articulação com as TIC no contexto do ensino integrando os 2 Campi da UFV, contribuído assim para superar os conflitos inerentes à distância espacial e a transversalidade no ensino integrando as diferentes áreas do conhecimento.
Palavras-chave inovação, integração, saúde
Forma de apresentação..... Oral
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