Resumo |
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), nos moldes idealizados pelo Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, está diretamente vinculada à transformação na formação dos estudantes de graduação. Neste sentido, as universidades e por extensão os docentes ocupam papel estratégico na (trans)formação das práticas pedagógicas e dos currículos, ampliando a formação tradicional com ênfase na técnicas, para uma formação que trabalhe de forma interdisciplinar e integradora temas transversais, tais como, a saúde enquanto politica social e a cidadania. Tendo como referencia as demandas do mundo atual, destacam-se as necessidades de utilização das Tecnologias Educacionais Emancipatórias (TEE), criadas a partir de experiências e conhecimentos de forma a originar produtos e processos com o objetivo de transformação social e emancipação dos sujeitos. Destaca-se também as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que disponibilizam conteúdos no ambiente tecnológico por meio de recursos, como textos, sons, animações, softwares e vídeos. Destarte, criou-se na UFV, por meio da Parceria entre o Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS), a Pró-reitoria de Ensino, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição e a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distancia (CEAD), a disciplina NUT-NUR 493-Tópicos em Politicas de Saúde e Cidadania. O objetivo deste estudo é relatar esta proposta inovadora que inclui além da formação dos estudantes, a capacitação de tutores. Metodologia: A disciplina está sendo desenvolvida nos espaços acadêmicos da UFV, nos 2 campi, localizados em Viçosa e Rio Paranaíba, integrados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, intercalando encontros presenciais e a distancia. Os sujeitos que compõem o estudo compreendem a 30 estudantes de graduação dos referidos campi, que optaram por cursar a disciplina, e um total de 11 tutores que estão sendo capacitados (docentes e estudantes da pós-graduação) para mediação dos processos de ensinagem a serem desenvolvidos. Resultados: A disciplina encontra-se em andamento e trata de temáticas visando: a transversalidade do conhecimento de forma crítica e reflexiva; o estabelecimento de diálogos entre o processo de trabalho e as estratégias pedagógicas inovadoras; o desenvolvimento de competências pedagógicas (conhecimentos, habilidades e atitudes),e a aquisição de competências digitais. Considerações finais: O desenvolvimento do projeto possibilitará a análise e o registro de informações acerca das TEE em articulação com as TIC no contexto do ensino integrando os 2 Campi da UFV, contribuído assim para superar os conflitos inerentes à distância espacial e a transversalidade no ensino integrando as diferentes áreas do conhecimento. |