Resumo |
Este trabalho apresenta as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial das graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. A formação docente é um processo contínuo e permanente, que se inicia, formalmente, durante a graduação e vai se complementando no decorrer do curso, após o curso e durante a atuação docente. Sabe-se que a teoria e a prática devem caminhar juntas, interligando-se e complementando-se entre si. Diante disso, buscamos analisar as experiências vivenciadas como bolsistas do PIBID na atuação da prática docente em escolas públicas e refletir sobre as mesmas no papel de futuras educadoras. Objetivamos analisar as experiências vivenciadas por meio da prática e o que isso acarretou para a formação inicial das graduandas do curso de pedagogia durante a participação como bolsista PIBID e para a futura prática docente. As idades das bolsistas variam entre 19 a 38 anos, sendo o ingresso na instituição entre os anos de 2008 a 2011 e a atuação no projeto também varia entre seis meses e três anos. Foi realizada uma pesquisa a partir de questionários dirigidos às vinte bolsistas do projeto da Pedagogia, com as seguintes questões: Quais as contribuições do PIBID para a sua formação inicial e para a futura prática docente? Num universo de 20 bolsistas, 17 responderam aos questionários. Percebe-se que são várias as contribuições do PIBID tanto para a formação inicial quanto para a futura prática docente. Dentre as contribuições ressaltadas pelas bolsistas destacam-se: o novo olhar sobre a escola e a reflexão como um dos pontos mais relevantes. Também se destacam o contato direto com os educandos de escolas públicas; o conhecimento da diversidade dos educandos; autonomia e atitude de pesquisa da realidade; os múltiplos olhares e papéis dos educadores; o olhar crítico; o caminhar juntos com a teoria e a prática; a prática de planejamento e constante trabalho de auto avaliação; a prática docente de caráter renovador e interdisciplinar. Quanto à futura prática docente fica nítida a contribuição do PIBID, pode-se citar desde o entendimento da organização escolar até aos conhecimentos adquiridos no projeto que serão para a vida toda, como por exemplo: a prática diferenciada onde os educandos podem ensinar e aprender; a base para atuar em sala de aula; a pesquisa como herança de aprendizagem do projeto; estar apta para atuar em sala de aula compreendendo que a aprendizagem se dá a cada dia e em cada contato com os educandos. Concluímos que o PIBID é e vem sendo um grande parceiro para a formação docente, possibilitando aos futuros educadores o contato direto com as escolas durante o processo de formação inicial, conciliando teoria e prática, algo que torna a formação docente mais completa e significativa. Todavia, é importante que o olhar crítico e contínuo seja praticado, visando constante avaliação e aprimoramento do Programa em termos de política pública. |