Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 426

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jusciana de Fátima de Souza
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Cristiana Aparecida Gomes Silva
Título A contribuição do PIBID na formação inicial dos futuros educadores
Resumo Este trabalho apresenta as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial das graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. A formação docente é um processo contínuo e permanente, que se inicia, formalmente, durante a graduação e vai se complementando no decorrer do curso, após o curso e durante a atuação docente. Sabe-se que a teoria e a prática devem caminhar juntas, interligando-se e complementando-se entre si. Diante disso, buscamos analisar as experiências vivenciadas como bolsistas do PIBID na atuação da prática docente em escolas públicas e refletir sobre as mesmas no papel de futuras educadoras. Objetivamos analisar as experiências vivenciadas por meio da prática e o que isso acarretou para a formação inicial das graduandas do curso de pedagogia durante a participação como bolsista PIBID e para a futura prática docente. As idades das bolsistas variam entre 19 a 38 anos, sendo o ingresso na instituição entre os anos de 2008 a 2011 e a atuação no projeto também varia entre seis meses e três anos. Foi realizada uma pesquisa a partir de questionários dirigidos às vinte bolsistas do projeto da Pedagogia, com as seguintes questões: Quais as contribuições do PIBID para a sua formação inicial e para a futura prática docente? Num universo de 20 bolsistas, 17 responderam aos questionários. Percebe-se que são várias as contribuições do PIBID tanto para a formação inicial quanto para a futura prática docente. Dentre as contribuições ressaltadas pelas bolsistas destacam-se: o novo olhar sobre a escola e a reflexão como um dos pontos mais relevantes. Também se destacam o contato direto com os educandos de escolas públicas; o conhecimento da diversidade dos educandos; autonomia e atitude de pesquisa da realidade; os múltiplos olhares e papéis dos educadores; o olhar crítico; o caminhar juntos com a teoria e a prática; a prática de planejamento e constante trabalho de auto avaliação; a prática docente de caráter renovador e interdisciplinar. Quanto à futura prática docente fica nítida a contribuição do PIBID, pode-se citar desde o entendimento da organização escolar até aos conhecimentos adquiridos no projeto que serão para a vida toda, como por exemplo: a prática diferenciada onde os educandos podem ensinar e aprender; a base para atuar em sala de aula; a pesquisa como herança de aprendizagem do projeto; estar apta para atuar em sala de aula compreendendo que a aprendizagem se dá a cada dia e em cada contato com os educandos. Concluímos que o PIBID é e vem sendo um grande parceiro para a formação docente, possibilitando aos futuros educadores o contato direto com as escolas durante o processo de formação inicial, conciliando teoria e prática, algo que torna a formação docente mais completa e significativa. Todavia, é importante que o olhar crítico e contínuo seja praticado, visando constante avaliação e aprimoramento do Programa em termos de política pública.
Palavras-chave Formação inicial, PIBID, contribuições
Forma de apresentação..... Painel
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