Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 424

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor THAIRINE VECCHI PACHECO COELHO
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Título Química Forense e a aplicação dos conhecimentos de sala de aula
Resumo O método de caso de ensino é uma ferramenta pedagógica que possibilita criar contos de variados tamanhos e temáticas para testar habilidades dos alunos, ilustrar conceitos e fazer com que o aluno entenda a matéria de forma mais prática. O uso deste método vem se disseminando em diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento, inclusive na graduação. A Química Forense apresenta-se como uma área profissional muito promissora para a associação ao estudo em sala de aula, apesar de pouco explorada. Esse potencial está no interesse que o assunto exerce sobre os alunos de Ensino Médio e nas vastas possibilidades de interdisciplinaridade. Além de acrescentar dinamismo ao aprendizado e complementar o ensino, o caso de ensino em Química Forense estimula o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, importante na vida profissional, o interesse pela ciência e a formação de um pensamento consistente. O objetivo do trabalho foi o de criar dois casos de ensino para alunos do Ensino Médio, fornecendo ferramentas pedagógicas para auxiliar o professor no ensino da disciplina Química, através da Química Forense. É uma forma de trazer novas metodologias para o ensino dessa ciência, evidenciando algumas de suas aplicações, muitas vezes desconhecidas, e demonstrando a importância e abrangência dessa matéria, numa tentativa de despertar o interesse do estudante. Esse trabalho é a continuação de outro existente desde 2011 e os casos produzidos por bolsistas já vêm sendo utilizados no Colégio de Aplicação, junto aos alunos da segunda série. Para a criação dos casos, foram lidos artigos e livros sobre a química forense e suas aplicações. Depois disso, foram realizadas reuniões com o orientador para discutir as ideias para os casos. Então foram feitas pesquisas sobre o assunto a ser tratado em cada caso para que o bolsista pudesse escrevê-los, com novas reuniões com o orientador para acompanhamento das atividades. Em um dos casos, com o intuito de utilizar uma linguagem interessante para os jovens, foi feita uma história em quadrinhos. A utilização de uma história ilustrada é um recurso que pretende manter a atenção do aluno, tornando o processo de aprendizagem mais lúdico. Outro resultado obtido foi uma atividade prática para aulas de laboratório sobre cromatografia de pigmentos vegetais em papel. A história trabalhada permitia o emprego de uma atividade prática, fato que foi explorado no projeto, com o objetivo de oferecer outros meios para a abordagem do conteúdo por parte do professor. O trabalho desenvolvido continuará sendo empregado em sala de aula, como uma opção para o professor tentar uma nova abordagem em relação à matéria estudada.
Palavras-chave Caso de ensino, Química Forense, Ensino de Química
Forma de apresentação..... Painel
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