Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 419

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor MARIO D´ALESSANDRO NETO
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Outros membros LUIZA LUCIA E SILVA SANTANA
Título Laboratório de Química inclusivo: uma proposta de adequação de práticas laboratoriais
Resumo Educação inclusiva é um tema relativamente recente no Brasil e está ganhando cada vez mais destaque, devido à sua grande importância, que é de oferecer escolarização a todas as pessoas que enfrentam algum tipo de barreira, quer sejam elas emocionais, físicas, sociais, religiosas ou culturais. Torna-se um desafio ainda maior para aquelas disciplinas ou áreas do conhecimento formal em que as exigências aos educandos e educadores ultrapassam a sala de aula regular. O Colégio de Aplicação da UFV-COLUNI é um espaço de experimentação, desenvolvendo novas técnicas que favoreçam o aprendizado e buscando formas de aquisição de conhecimento que se adequem à evolução da sociedade, acompanhando o seu dinamismo e suas novas exigências. Dessa maneira, envolver seus alunos e professores em um novo desafio de permitir o acesso ao conhecimento científico, através da adaptação de experimentos à realidades específicas, revelou-se como uma nova área de pesquisa. O objetivo do projeto é o desenvolvimento de práticas laboratoriais da disciplina Química, com experimentos adaptados, acessíveis e utilizando materiais do cotidiano, os quais foram propostos de uma maneira diferenciada, buscando ressaltar aspectos que se relacionem ao tema escolhido e que estejam inseridos na vivência dos alunos. Esse projeto é uma continuação do que foi iniciado no ano anterior, onde foram feitos contatos com educadores de outra instituição de ensino, APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e a partir da troca de experiências foi escolhido o tema Meio Ambiente. O foco do trabalho é a criação, modificação e adaptação de práticas laboratoriais de Química norteadas pela cultura de inclusão. Foram utilizados materiais presentes no cotidiano, principalmente aqueles que podem ser reutilizados, como é o caso da garrafa PET, sendo assim, a escolha dos materiais também está relacionada ao tema central, que é o meio ambiente. Para que o resultado esperado fosse alcançado, ou seja, a acessibilidade, toda e qualquer dificuldade na montagem do experimento foi posta em discussão e, posteriormente, foi modificada, de forma que não haja nenhum empecilho para a execução e entendimento da prática. As práticas até agora abordaram temas como o efeito estufa, chuva ácida e inversão térmica, todos bem relacionados com a vivência do aluno. Além disso, solo e água são assuntos que também serão relacionados no projeto. Ao final de cada prática, um roteiro é escrito, contendo introdução, objetivos, materiais, procedimentos e questões referentes aos experimentos realizados. Essas questões visam a aplicação no cotidiano daquilo que foi observado no experimento, de tal forma que eles se sintam instigados a relacionar o conteúdo trabalhado com o seu dia a dia. Propõe-se, ao final do projeto, a produção de um caderno técnico reunindo os roteiros.
Palavras-chave Inclusão, Ensino de Química, Experimentos
Forma de apresentação..... Painel
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