Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 364

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Doenças, reprodução e comportamento animal
Setor Departamento de Zootecnia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cinthia Kazue Arizono
Orientador GIOVANNI RIBEIRO DE CARVALHO
Outros membros Carolline Justi Paula dos Santos, Lorena Chaves Monteiro, Maria Gazzinelli Neves, Renan Reis de Oliveira
Título Avaliação do comportamento reprodutivo de garanhões da raça mangalarga marchador.
Resumo O comportamento sexual é característica influenciada por fatores genéticos, ambientais, nutricionais, hormonais e de manejo. A compreensão do comportamento sexual dos garanhões fornece subsídios e parâmetros de grande relevância para as avaliações da libido e da capacidade de serviço. Esse conhecimento possibilita a elaboração de diagnóstico e prognóstico de problemas comportamentais, a tempo de tomada de decisões afim de evitar maiores problemas que poderão comprometer a eficiência reprodutiva do haras. Assim,avaliações dos garanhões devem ser realizadas antes de cada estação de monta. Outro fator que deve ser considerado é a diferença entre comportamentos herdados e adquiridos devido ao manejo, pois animais com temperamento indócil que foi herdado deve ser evitado para fornecer maior segurança no procedimento, entretanto um animal com esse comportamento adquirido não pode ser descartado por um erro de manejo, pois garanhões nervosos, e com maus hábitos reprodutivos, geralmente são produtos de um manejo deficiente.
Esse trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento reprodutivo dos garanhões da raça Mangalarga Marchador. Foram utilizadas 194 coletas de sêmen em 111 garanhões com idade entre 2 e 21 anos, de 19 propriedades situadas em Minas Gerais e Espirito Santo, no período de janeiro de 2012 a junho de 2013. Para as coletas de sêmen com vagina artificial, foram utilizadas éguas em cio. Foram anotadas os seguintes comportamentos: Tempo de Reação (tempo gasto desde a visualização da égua até a ereção do pênis); Tempo de Monta (tempo da ereção até a monta); Tempo de Ejaculação (tempo da introdução do pênis na vagina até a descida da égua) e numero de montas realizadas para cada ejaculação; presença do reflexo de flehem.
A média dos tempos encontrados foram: 83 segundos para o tempo de reação, 30 segundos para o tempo de monta e 33 segundos para o tempo de ejaculação. A media de reflexo de flehmen foi de 0,7 e do numero de montas por ejaculado foi de 1,5.
Quatro porcento dos animais apresentaram comportamento agressivo. Observou-se que o tempo total da coleta foi de 198 segundos (cerca de 3 minutos), entretanto os tempos foram muito variáveis entre os animais devido à individualidade dos garanhões, tipo de manejo ao qual esse garanhões eram submetidos, influencias do ambiente e vários outros fatores. Mas esses parâmetros podem ser uteis para auxiliar na avaliação de animais desconhecidos ate que se realize um banco de dados acerca do animal para conhecer o perfil do mesmo, pois essas informações são uteis para acompanhar o desenvolvimento reprodutivo dos garanhões e evitar baixos índices reprodutivos.
Palavras-chave comportamento, reprodução, garanhão
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.