Resumo |
A gestação é um período coberto de transformações tanto corporais quanto emocionais, afetando não apenas a mulher, mas também seu companheiro/familiares; altera também a identidade do homem, o qual é influenciado em seus aspectos afetivos, sociais, psíquicos e culturais, exigindo sua adaptação a esse novo contexto familiar. Durante a gestação, cada gestante apresenta singularidades, as quais necessitam serem compartilhadas, cabendo ao profissional de saúde, acolher essa mulher de maneira integral. O desenvolvimento de grupos educativos para gestantes é um recurso importante utilizado para promover um atendimento humanizado e integral a gestante, seu companheiro e seus familiares. Durante os grupos para gestantes cria-se a oportunidade de compartilhar experiências e reflexões sobre o atual momento. Essa troca de conhecimento gera segurança e confiança durante o período de gestar-parir-maternar. Dessa forma, decidiu-se trabalhar com os casais grávidos, puérperas e famílias do município de Viçosa, de modo a promover uma melhoria na qualidade do cuidado ofertado a esse grupo em seu processo de parir, gestar e maternar, através de grupos educativos. Em um primeiro momento, realizou-se uma reunião com todos os integrantes do projeto, onde foi construído um cronograma de atividades até o mês de julho. Os temas escolhidos foram selecionados, de acordo com as necessidades levantadas pela comunidade no ano anterior. Dessa maneira, foram pré-selecionados seis temas, sendo eles: amamentação e sexualidade, trabalho de parto e parto, saúde bucal e alimentar, cuidados com a mamãe e o RN e planejamento familiar. Os convites as gestantes do município foi realizado através de visitas domiciliares. A metodologia utilizada nos grupos foi o “circulo de cultura” de Paulo Freire, onde existe a troca de saberes entre facilitador e participante, favorecendo assim um aprendizado mútuo. Os grupos educativos até o momento puderam proporcionar as gestantes uma maneira mais fácil e agradável de passar pelas transformações da gestação. A todo instante, o conhecimento pré-estabelecido das gestantes foi levado para a roda, afim de proporcionar a valorização de cada mulher. No contexto do grupo, a mulher tornou-se protagonista de sua própria gestação, de forma que pudesse receber as informações e tomar suas decisões. A família se fez presente em cada grupo, demonstrando assim que o cuidado com o futuro bebê envolve todo o ambiente familiar, aumentando também a segurança dessa futura mãe. Outro ponto alcançado foi o conhecimento teórico das integrantes do projeto, onde através de capacitações, as mesmas estavam preparadas para atenderem de forma clara e correta, dúvidas e necessidades levantadas pelas gestantes. Em suma, percebe-se que com a realização dos grupos educativos, as futuras mamães e seus familiares transformam-se em personagens principais de suas histórias, buscando e repassando conhecimento, tornando assim, a gestação em um momento único e agradável. |